Esporte

Pastor

Na passagem por Caracaraí o goleiro foi capitão da campanha de 2014

Novos rumos e desafios ocasionalmente surgem para atletas que estavam em ritmo aposentadoria do futebol profissional. 

Foi o caso do goleiro Jorge Luiz da Silva Junior, Dida de 33 anos. O goleiro recebeu proposta do Caac (RJ) e fechou contrato para disputa da Série C do Campeonato Carioca 2021. Natural do Rio de Janeiro, o atleta vinha atuando como pastor evangélico na Assembleia de Deus Ministério Jardim Ulisses, em Nova Iguaçu (RJ).

Ex-Náutico (RR), atualmente Dida é envolvido com projetos sociais e formação de atletas em sua Escolinha Junior Dida 1, na Pavuna (RJ). Na cidade, lidera o Projeto Social Evangélico JD Esportes, que prega o cristianismo dentro do futebol brasileiro e revela goleiros.

O recomeço

O goleiro Dida treina garotos e futuras promessas. Ele prepara meninos com treinamentos específicos. Através de seu projeto, o pastor indicou um goleiro de seu projeto social, mas não era esse o interesse do presidente do Caac-RJ. O dirigente queria na realidade chamar o próprio Dida para a função.

“Tinha uma oportunidade de ir para os Emirados Árabes, mas não deu certo e de lá para cá vinha somente com o compromissos da igreja. O presidente do Caac me convidou para voltar a jogar profissional. Honroso”, disse Dida.

“Bíblia e a bola – Púlpito e as traves”

Três vezes por semana, Dida divide a agenda entre os treinamentos e os compromissos com a igreja.

“Muita seriedade para separar o profissionalismo em ambos os setores da vida. Tenho um dirigente para ajudar nas atividades que ocorrem no templo. A obra de Deus não pode parar. Concilio meu tempo, estamos envolvidos com projetos de levar o evangelho para atletas dentro do futebol. Os atletas precisam de ajuda e acompanhamento espiritual”, explicou Dida.

Cria de São Januário

O goleiro Dida foi revelado pelo Vasco, passou por Bangu, Boa Vista (RJ) Bonsucesso-RJ, Nacional da Ilha da Madeira (Portugal), Náutico (RR), Fast Clube (AM) e sagrou-se campeão estadual pelo Nacional (AM), em 2012.

No time juniores do Vasco, o arqueiro atuou ao lado de nomes como atacante Alan Kardec (Ex-São Paulo e Palmeiras) e volante Souza (Ex-São Paulo), hoje no Fernerbache.

“Alan Kardec e o Souza são meus amigos, sempre que posso falo com eles, me disponho ajudar no que posso sempre”, disse o Pastor Dida.

No futebol roraimense: Foi capitão do Náutico-RR, na temporada de 2014, quando disputou Copa Verde e Copa do Brasil pelo time de Caracaraí-RR.

João Paulo Oliveira, especial para a Folha