Esporte

Piloto representa RR em competição nacional

Esta será a quarta vez que o piloto Tácito Israel participará de uma das principais provas de off-road de regularidade das Américas

Pela quarta vez, o piloto Tácito Israel representará Roraima em uma das principais provas de off-road de regularidade das Américas: o Rally Piocerá 2015. A competição será entre os dias 27 e 30 de janeiro, em um percurso de mais de mil quilômetros, que cortará os Estados do Piauí e do Ceará.
Além da prova de motos, como é o caso de Israel, o evento terá carros 4×4 e será dividido em mais três categorias: quadriciclos, UTVs (espécie de buggy) e bikes. Aos 37 anos, o motociclista amazonense, e radicado em Roraima, vai correr em busca de muita aventura e adrenalina.
Israel, que pratica o esporte há quase 20 anos, contou que conheceu o campeonato em 2001 quando um tio participou. A partir daí, o piloto quis pôr à prova as habilidades, participando pela primeira vez em 2003.
Com um pouco mais de experiência, ele ainda representou o Estado no Rally em duas oportunidades. “Na participação que fiz em 2005 consegui uma boa colocação, ficando em terceiro lugar em uma das etapas. Em 2013, acabei sofrendo algumas quedas e perdi pontuação, não foi uma boa participação”, relembrou.
Como trunfo para este ano, o piloto investiu pesado nos equipamentos de segurança e, claro, na moto. “Temos que andar sempre em segurança quando se pratica esse esporte”, justificou ao contar que gastou cerca de R$ 5 mil reais com joelheiras, capacete, protetor cervical e a bota.
Um valor até que considerado bom, se comparado ao preço que pagou pela moto mais importante: a Honda CRF, de 450 cilindradas, que trouxe de fora do País e custou R$ 33 mil reais.
Com tudo pronto, o piloto começou a preparação para a disputa do Rally Piocerá 2015 há oito meses. Segundo ele, a preparação física foi a parte que teve de ser trabalhada. “Fiz meus exercícios físicos em academias e pedalando com os amigos à noite. No último mês, comecei a fazer Crossfit para treinar a força e ganhar mais condicionamento”. Para chegar com tudo na competição, Tácito Israel irá contar com a ajuda de uma equipe de apoio e da família. “As coisas estão dando muito certo, minha equipe, hotel e logística estão tudo em ordem. Além disso, estou com um bom equipamento, fiz uma boa preparação e tenho o conhecimento de navegação. Estou buscando um bom resultado para Roraima”, declarou.
Apesar da confiança, o experiente piloto deixa de lado o favoritismo para não atrapalhar os planos na competição. “Não posso dizer que sou favorito, até porque os outros pilotos são bem experientes e participam de campeonatos como esse em todo o Brasil”.
Ganhar o Rally Piocerá é um sonho para Israel. Para isso, ele vai ter que superar grandes nomes da atualidade do enduro de regularidade do País, como Emerson Loth Bombadinho e Jomar Grecco, campeões brasileiros em 2013 e 2014, respectivamente, e o tricampeão do Piocerá/Cerapió, Guilherme Cascaes.
O piloto embarcou para a Teresina-PI na madrugada deste sábado, 24, e levou na bagagem a promessa de não fazer feio, e voltar a Roraima com uma boa colocação no Rally, que além das motos e carros 4×4, contará com mais três categorias: quadriciclos, UTVs (espécie de buggy) e bikes.