Na manhã deste sábado, 04, o roraimense Rafael Lucena escreveu seu nome na história do kartismo do Distrito Federal, ao conquistar o título da Copa VB Fiamoncini Pro 400. A 4ª e última etapa foi disputada no Ferrari Kart, nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Rafael Lucena era o líder do campeonato e pelas combinações de resultados na última etapa, precisaria apenas de um sexto lugar para ser campeão. Largando da décima colocação, o piloto roraimense fez uma ótima corrida, com boas ultrapassagens, chegando a andar na terceira posição e terminou a corrida em quinto, ficando à frente 12 pontos do segundo colocado no campeonato. Dos 160 pontos possíveis do torneio, Rafael conquistou 150, mais de 90% de aproveitamento. Em 4 provas, foram 3 pódios, com uma vitória.
“A corrida foi muito boa, fiz uma ótima largada e vinha numa boa tocada, sem erros e superando os adversários. A minha briga direta era com 3 pilotos (Alberto, Luiz Rogério e Arnaldo Fiamoncini) e fiz a corrida sem me preocupar com a posição deles e acho que isso evitou a pressão. No final deu tudo certo, soube poupar combustível e o quinto lugar foi o suficiente para ser campeão”, disse Lucena.
Entre os adversários diretos de Rafael no campeonato, apenas o piloto Arnaldo Fiamoncini completou a prova. Alberto abandonou após um acidente com 40 minutos de prova, que provocou uma bandeira vermelha, já que o outro piloto envolvido, Luiz Cordeiro, precisou de atendimento médico e a corrida foi interrompida. O piloto passa bem. Já Luiz Rogério não completou a 4ª etapa. Ele abandonou por falta de combustível a 2 voltas do final. A prova foi vencida por Betão, seguido por Cesar Aidar e por Arnaldo Fiamoncini.
A Copa VB Fiamoncini Pro 400 é um campeonato com preparação livre. Cada equipe é responsável por seu motor, e a única exigência é que os pilotos larguem com 5 litros de combustível para a disputa de 1 hora + 2 voltas de prova. Se for necessário o abastecimento durante a corrida, o piloto é penalizado com o tempo de parada no boxes de no mínimo 3 minutos. O campeonato é organizado pelo Kart Racing Club de Brasília e supervisionado pela Federação de Automobilismo do Distrito Federal, que exige que os pilotos participantes sejam federados.
“É um campeonato que venho participando desde 2014. No ano passado terminei na tabela de pontos em quinto. Esse ano com esse título significa que estamos crescendo e aprendendo cada vez mais. O trabalho da nossa equipe, através do Ismael (preparador), foi muito importante. O kart vinha perfeito e melhorando cada vez mais. Das 4 etapas, apenas nessa última, mais por segurança, é que poupei mais combustível do que nas outras. Estou muito feliz com a conquista e grato pelo trabalho da equipe”, reforçou Rafael Lucena.
O piloto roraimense dedicou o título a sua família que está em Roraima, e também ao amigo Saulo Araújo, proprietário do seu boxe e que faleceu no último dia 15 de maio: “O Sr. Saulo foi muito importante no meu aprendizado como piloto. Ele foi fazendo o que mais gosta. Todos ficaram tristes com o acontecido e eu fiquei também muito abalado por tê-lo sempre no dia a dia. Fiz questão de citar ele e vou lembrá-lo sempre que estiver correndo. Era um entusiasta desse esporte e exemplo para muitos pilotos”.
O próximo desafio de Lucena será na Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE) no dia 18 de junho, na sua equipe VRV Woltec, ao lado do brasiliense Victor Matheus. No mesmo dia Rafael disputará ainda as 6 horas de Kart Indoor Pro 400, em karts de 13 cavalos de potência. O piloto participará do evento em 2 equipes: Mamute Racing e a Woltec.