Esporte

Pinho quer propor melhorias para técnicos de RR

Presidente do Sintrefperr quer direitos iguais, estágios para técnicos locais com treinadores de grandes clubes e cursos para a categoria no Estado

O presidente do Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de Roraima (Sintrefperr), Júnior Pinho participa na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, do 1º Fórum Brasil de Treinadores.O encontro será em Itu-SP, e terá a presença de técnicos, como Vagner Mancini, Dorival Junior, Carlos Alberto Parreira, Muricy Ramalho e Alexandre Gallo.
Promovido pela Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), o evento irá reunir técnicos das quatro divisões do futebol brasileiro e os presidentes dos sindicatos de treinadores do Brasil, para discutir temas, como o futuro tático do futebol, a ética no futebol, a relação do treinador com o ambiente de trabalho e o modelo de calendário e treinamento.
Se houver a oportunidade de falar durante o fórum, Pinho vai propor mais oportunidades ao futebol roraimense. “Nós pretendemos reivindicar, além dos direitos iguais, a possibilidade de colocarmos alguns treinadores locais para realizarem estágios com treinadores de grandes clubes. Queremos, ainda, pedir ajuda para realizarmos novos cursos de treinadores no Estado”, disse o presidente do Sintrefperr.
De acordo com Pinho, os técnicos de Roraima estão sendo lembrados em todo o Brasil, muito por conta das ações que o sindicato já promoveu no Estado, como o 1º curso para treinadores, em 2013, e neste ano, com a entrega de carteirinhas de treinador profissional a oito técnicos locais, o que garante a eles os direitos e deveres da categoria, como consta na lei 8.650/93, que dispõe sobre as relações de trabalho da profissão.
“Por exemplo, para participar de um curso de treinador em São Paulo, você gastaria em média, R$ 2,5 mil. Nós fizemos um em Roraima com o treinador da seleção brasileira (olímpica), Alexandre Gallo, por R$ 200,00 para cada treinador”, lembrou ele, em referência ao 1º curso para treinadores.