Esporte

PMRR vai interditar 106 cruzamentos durante a corrida

Trechos serão liberados à medida que corredores passarem pelos pontos do circuito

O fechamento dos cruzamentos por onde passarão os participantes da Meia Maratona de Roraima ocorrerá a partir das 16h30 desta segunda-feira, dia 5. Ao todo, serão 106 pontos de controle de trânsito, conforme os circuitos estabelecidos. À medida que os corredores forem passando, o trânsito será liberado.

No centro da Capital, serão interditados seis cruzamentos, sendo 61 na avenida Ville Roy, 23 na avenida Capitão Ene Garcez, e 16 na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. O planejamento operacional de segurança do evento foi apresentado nesta sexta-feira, dia 2, durante a reunião da coordenação do evento.

A logística de segurança do evento está sob responsabilidade da Polícia Militar que vai empregar 138 integrantes, em parceira com o Corpo de Bombeiros, com 20 integrantes, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com 20 agentes e o 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) com 42 militares do Exército Brasileiro, envolvendo cerca mais de 200 homens.

A segurança no local de partidas e chegadas será feito por 30 policiais militares. O controle do trânsito nos circuitos da prova será feito por 138 policiais militares, 20 agentes de trânsito e 40 militares do 7º BIS. A segurança dos corredores será feita por 10 policiais militares do GIRO (Grupo de Rondas Táticas Ostensivas) e 10 policiais da Ciptur (Companhia de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural).

O coordenador da Comissão responsável pela logística de segurança e trânsito, coronel Magalhães Damasceno, informou que durante o evento, em duas partes do circuito, em frente ao Garden Shopping e na avenida Capitão Ene Garcez, será estabelecido tráfego em meia pista, para possibilitar o fluxo de pessoas. “A logística de interdição destes cruzamentos foi elaborada de forma que possamos garantir a segurança desde o local de largada, chegada, e no percurso, acompanhando os atletas, contribuindo para um evento que marca uma data especial que é o aniversário do Estado”, afirmou coronel Damasceno.

PERCURSO – A Meia Maratona de Roraima terá provas de 5, 10 e 21 km. A saída e a chegada serão em frente ao palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico. No trajeto de 5 km, os corredores irão percorrer a avenida Ville Roy até a Salomão Veículos, retornando pela própria avenida, contornando a Praça do Centro Cívico até a chegada.

Os 10 km também terão a Ville Roy como palco principal. Só que o retorno será no final da avenida, no Roraima Garden Shopping. Após percorrer toda a avenida de volta ao Centro, os corredores também contornam a Praça do Centro Cívico até a chegada.

O desafio dos 21 km se difere dos demais pela continuidade do trajeto dos 10 km. Ao invés de contornar a Praça do Centro Cívico, os corredores seguirão pela avenida Ene Garcês até o cruzamento com a Brigadeiro Eduardo Gomes. Lá, eles seguem sentido Bairro dos Estados, até o final do Parque Anauá. Retornam pela mesma avenida e entram no parque, contornando o Lago dos Americanos e retornando para a Brigadeiro Eduardo Gomes. O percurso segue novamente em direção ao cruzamento com a avenida Ene Garcês, por onde os atletas seguirão até a Praça da Pirâmide, em frente à entrada da Universidade Federal de Roraima. Contornando a rotatória, eles retornam pela Ene Garcês até o Centro Cívico e daí, até a linha de chegada.