Esporte

Presidente da Fedar confirma eleição da CBDA para hoje

A eleição que definirá o novo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) será realizada hoje. Os três candidatos à presidência da CBDA são: Miguel Cagnoni, Cyro Delgado e Jefferson Borges. A eleição acontece no Rio de Janeiro, com a presença dos presidentes das federações de cada estado, inclusive da presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), Gilda Hupsel, de alguns clubes e do presidente da Comissão de Atletas, Leonardo de Deus.

Porém, os três candidatos que estão na disputa para ser o novo comandante da entidade, já se deparam com um problema. A Federação Internacional de Natação (Fina) divulgou uma carta direcionada à CBDA declarando que não reconhecerá a eleição desta sexta, alegando que a Confederação Brasileira não respeitou seu próprio estatuto, bem como as regras do órgão máximo da modalidade.

Por telefone, a presidente da Fedar, Gilda Hupsel, informou que a eleição está confirmada para hoje e acredita que tudo será resolvido: “A grande maioria dos presidentes de federações já estão aqui (no Rio de Janeiro) e outros estão chegando hoje (ontem) à noite e amanhã (hoje) pela manhã de modo que todos irão votar e escolher seu presidente”, afirmou.

Sobre se poderia adiantar seu voto e quais as perspectivas de mudanças na modalidade, Gilda desconversou.

“Amanhã, depois do resultado da apuração te falo como foi a eleição”, disse.  

Em transmissão ao vivo realizada em uma rede social da CBDA ontem, o interventor da entidade, Gustavo Licks, que foi colocado no cargo pela Justiça, afirmou que a Confederação ficou surpresa com a reação da Fina, mas que isso não será um problema para o órgão brasileiro, já que o novo presidente cuidará do assunto.

“Recebemos esta notícia com surpresa. A CBDA entende que os valores da Fina são iguais aos nossos, de transparência e de participação de atletas. Foi uma falha de comunicação, e entendemos que isso não será um grande problema. As eleições acontecem normalmente nesta sexta, e fica a cargo do novo presidente resolver essa situação”, disse Licks.

A eleição presidencial da CBDA estava marcada para acontecer no dia 18 de maio. Porém, a Justiça anulou a Comissão de Atletas, por entender que os próprios esportistas não tiveram participação para eleger quem os representaria, e a votação foi anulada. No fim de maio, o nadador Leonardo de Deus foi eleito para presidir a Comissão.