Esporte

Presidente lamenta morte de jogador

Adroir Bassorici comentou sobre a morte do lateral-esquerdo do Náutico, Rafael Gonçalves Aquino, morto afogado no Rio Branco

O presidente do Náutico, Adroir Bassorici, lamentou nesta segunda-feira, 3, a morte do lateral-esquerdo Rafael Gonçalves Aquino, de 18 anos. O jogador mineiro morreu afogado no Rio Branco, por volta das 12 horas de domingo, após pular da plataforma da orla de Caracaraí, município localizado a cerca de 140 quilômetros de Boa Vista.
O jogador estava há apenas dois meses no Estado, para a disputado Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20, onde já marcou dois gols. “O clube está desolado neste momento. A gente olha para o semblante dos atletas, e vê que está complicada a situação”, disse Bassorici, que já convocou ajuda do Corpo de Bombeiros para trabalhar o aspecto psicológico dos atletas do clube.
O presidente do clube contou à Folha que “perdeu o chão” ao receber a notícia da morte de Rafael. “Perdi o chão, porque eu senti como se fosse um filho meu. É (sic) uma pessoa que a gente tinha um contato direto, direto, direto, que se tornou um membro da nossa família. Era como se fosse um irmão, um filho da gente”, relatou.
Bassorici ainda contou em detalhes os relatos que recebeu dos companheiros que estavam no momento da morte de Rafael. “Enquanto esperavam o almoço (no alojamento do Náutico), uns aguardavam no quarto, outros (parecem que três jogadores) saíram para dar uma volta. Ao chegar na orla (de Caracaraí), foram olhar (o Rio Branco), tinha gente banhando na plataforma (do município)”.
“Aí, o Rafael quis pular. Os jovens que estavam com ele disseram que não (era para ele pular), porque era um local perigoso. Mas, mesmo assim, ele insistiu e quis pular. Aí, ele tirou a sandália dele, os meninos insistiram que ele não pulasse, que era para ir embora. Daí, de alguma forma, a sandália dele caiu na água, e ele disse que ia pular e pulou. Quando ele afundou e boiou, ele ainda pediu por socorro”, relatou ele, que conversou com testemunhas que disseram que o jogador, aparentemente, não sabia nadar.
O presidente ainda relatou que o treinador do clube, Jorge Ramos, foi quem entrou em contato com a família do jogador para informar a morte dele, e, ainda, negociar o translado do corpo ao município de Montes Claros-MG, onde Rafael nasceu.
O corpo de Rafael foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 2 horas desta segunda-feira, e encaminhado a uma funerária, onde foi embalsamado, e enviado na madrugada desta terça para seu município de origem.
“O clube está desolado neste momento”, disse Bassorici (Foto: Raynere Ferreira/10.03.14)
REPERCUSSÃO – A morte de Rafael foi noticiada em vários portais da internet brasileira e em Minas Gerais. O site Futebol do Norte, o maior portal de notícias de futebol da região, publicou a manchete “Jogador do Náutico morre afogado em Caracaraí”. No site do O Estado de Minas, um dos jornais mais importantes do Estado, publicou a notícia “Jogador mineiro morre afogado em rio em Roraima”.
Também em Minas, no portal Aconteceu no Vale, a morte do jogador foi destaque como “Jogador do Norte de Minas morre afogado em Rio de Roraima”. Já no portal Montes Claros, que tem o nome da cidade de origem do jogador, destacou em sua página inicial: “Jogador de futebol nascido em Montes Claros morre afogado em Roraima, aos 18 anos”.
FRF LAMENTA – “Todos nós do esporte lamentamos, porque é a vida de jovem que se vai. Lamentamos bastante, ficamos triste, esperamos que Deus, Jesus, e o Espírito Santo concedam aos outros que não aconteça essa tragédia. O futebol, de qualquer maneira, fica de luto, pela morte prematura de atletas, que poderiam jogar muito mais e compor times profissionais, tanto daqui de Roraima quanto do Brasil inteiro”, lamentou o presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Zeca Xaud.
NÁUTICO PEDE ADIAMENTO DE JOGO – Por conta da morte de Rafael, o presidente do Náutico, Adroir Bassorici, aproveitou a reunião desta segunda-feira, na sede da FRF, para solicitar o adiamento do jogo entre GAS e Náutico, válido pelo grupo B do Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20, que seria hoje, às 20h20, no estádio Ribeirão.
“É uma perda muito grande. Emocionalmente, eles não têm condições de jogar”, justificou o presidente.
Para não “complicar” a tabela da competição, a FRF sugeriu que o jogo seja realizado no lugar da partida entre Rio Negro e GAS, na próxima terça-feira, 11, às 18h30.
Por meio de votação, as equipes envolvidas aprovaram, por unanimidade, a troca, e o Náutico enfrentará o GAS na próxima terça, às 18h30, no Ribeirão, enquanto Rio Negro e GAS jogam hoje, às 20h20, no mesmo local.