O conselho arbitral da Federação Roraimense de Futebol (FRF) definiu, nesta quarta-feira (1º), o formato de disputa do Campeonato Roraimense de 2023, o primeiro que pode ter nove clubes em 28 anos de criação da categoria profissional.
Na primeira fase dos dois turnos, Baré, Atlético Roraima, Rio Negro, Náutico e Grêmio Atlético Sampaio (GAS) compõem o grupo A, enquanto Progresso, Real, São Raimundo (atual heptacampeão) e River integram o B. No primeiro turno, os clubes vão jogar entre si dentro de suas chaves, enquanto no returno, o cruzamento será entre grupos opostos.
A regra da semifinal vale para os dois turnos: o primeiro colocado do grupo A enfrenta o segundo melhor do B, enquanto o líder do B encara o vice do A. O vencedor da final de cada turno garante vaga na decisão do campeonato, que será disputada caso haja campeões diferentes.
O campeão roraimense garante vaga nas competições nacionais de 2024: Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. Por sua vez, o vice herdará a inédita segunda vaga do Estado na Copa do Brasil.
A tabela completa deve ser divulgada até sexta-feira (3), mas o que se sabe é que a competição está prevista para iniciar em 11 de março e os jogos serão disputados às terças-feiras e sábados. O regulamento oficial deve ser divulgado até o próximo sábado (4).
*Por Lucas Luckezie