Esporte

Programa socioesportivo comemora hoje um ano de criação em Roraima

Uma maneira de promover ocupação para os estudantes de escola públicas e incentivar a prática esportiva. Há um ano, o programa Escola do Atleta dava início às atividades com esse objetivo, e nesse período vem atendendo centenas de crianças e jovens da capital, e também do interior do Estado.

O programa é gerenciado pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social), por meio da Rede Cidadania Esporte. No início, as atividades eram voltadas apenas para o futebol de campo, logo depois a ginástica rítmica foi incluída.

Neste sábado, 24, será comemorado o primeiro ano de criação da Escola do Atleta. A solenidade será no ginásio de esporte da Rede Cidadania Atenção Especial e a programação começa às 8h e segue durante toda a manhã, iniciando com a concentração dos alunos atendidos e execução dos hinos Nacional e de Roraima, pela banda marcial da Polícia Militar. Haverá ainda apresentações da ginástica rítmica da Escola do Atleta e do grupo de Dança de Rua “Fusion”, da Escola Ana Libória. A governadora Suely Campos fará a entrega de 10 kits de ginástica e 10 chuteiras para os alunos do programa.

A Escola do Atleta na modalidade futebol já está revelando talentos. Em outubro de 2015 o atleta Lucas Eduardo, de 16 anos foi selecionado pelo Heliópolis, clube do Rio de Janeiro, onde treinou por três meses e já retornou a Boa Vista.

“Isso é motivo de orgulho e serve de motivação para os demais alunos e também para os profissionais que atuam no projeto”, afirmou a titular da Setrabes, Emília Campos.

No final de agosto, uma unidade do projeto Escola do Atleta foi inaugurada em Rorainópolis, Sul do Estado. Lá são atendidos 150 crianças e jovens de 9 a 17 anos no futebol. Todos receberam kits contendo calções, meiões, uniformes padronizados, coletes e squeezes.

Em Rorainópolis as ações acontecem em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Município. Além do equipamento esportivo, o Governo fornece a alimentação e disponibiliza dois professores de Educação Física para gerenciar os esportistas mirins. O município é responsável por fornecer as instalações para o projeto, além de psicólogo e assistente social.

Atualmente são quatro polos de treinamento em Boa Vista. Na modalidade futebol, os treinos são no Estádio Ribeirão, bairro Tancredo Neves, no Campo do Careca, no Caranã, e no Campo Rei Pelé, no bairro Pintolândia. Já as aulas de ginástica rítmica são realizadas na quadra da Rede Cidadania Atenção Especial.

GRATUITA – A Escola do Atleta trabalha com jovens entre 9 e 17 anos dos sexos masculino e feminino matriculados na rede pública de ensino, gratuitamente. A única exigência para permanecer no projeto é a assiduidade dos pais no acompanhamento dos filhos inscritos no programa, por meio da Escola de Pais, também desenvolvida pela Rede Cidadania Esporte. A frequência dos alunos é acompanhada periodicamente por equipe técnica da Secretaria.