O projeto ‘Zona Skate Venezuela’ está oferecendo aulas gratuitas de skate para crianças no bairro Jardim Caranã, zona Oeste de Boa Vista. As aulas são realizadas a partir das 15h nas terças, quintas-feiras, e a partir das 10h nos sábados.
As aulas são abertas para crianças de todas as idades e sem nenhuma experiência. Para participar, basta preencher o formulário clicando aqui.
Jornalista e apaixonado por skate, Oswaldo Graffe criou o projeto na Venezuela a partir de uma brincadeira entre amigos, que gerou competições anuais e chamou atenção de moradores inclusive de outras cidades.
Ele conta que as aulas se tornaram populares, mas com a crise do país, precisou migrar para Boa Vista. Na cidade, passou a observar crianças na pista de skate da praça do Ayrton Senna com dificuldades em se desenvolver no esporte.
“Cheguei sem nada, mas tinha uma ideia. Na praça, vi crianças que não sabiam posicionar os pés no skate e os pais gostaram da forma que eu auxiliava os filhos. Então, uma pessoa me ajudou com os materiais para montar uma mini rampa em minha casa”, relatou o professor.
Para ele, uma parte importante do projeto é a socialização entre crianças venezuelanas e brasileiras, pois no local, as duas línguas se entendem e conseguem aprender durante as aulas.
“É uma mistura muito boa que o projeto está fazendo. Dei aulas nos abrigos de imigrantes e é difícil para uma criança venezuelana compreender as aulas estando somente entre brasileiros. Aqui todos se entendem!”, ressaltou Osvaldo.
No local, tudo ainda funciona de forma muito simples, com equipamentos doados e capacetes infantis que precisam ser revezados para dar vez a todos. Ainda assim, Oswaldo mantém o sonho de poder atender mais crianças através de doações de materiais.
O projeto Zona Skate está aceitando doações de quem se solidarizar e puder doar equipamentos de segurança para as crianças como capacetes, tornozeleiras, ombreiras e skates. Além disso, materiais para manutenção da mini rampa também são necessários.
Para mais informações sobre as aulas, ou formas de ajudar, basta entrar em contato com Oswaldo através do número (95) 98419-3745.