A quarta edição dos Jogos Universitários Indígenas, promovida pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), será realizada nesta sexta-feira, 1º de maio, no Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos de Boa Vista (Gressb).
Este ano, o evento contará com a participação de 92 atletas indígenas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), 6º BEC, Base Área e um time integrado com atletas de faculdades variadas do Município de Pacaraima.
As modalidades masculinas e femininas disputadas este ano serão de arco e flecha, cabo de guerra e futebol. As competições começam às 8h e vão ocorrer durante o dia inteiro, com a premiação ao final das disputas. Também será oferecido um almoço para os atletas no local dos jogos.
Para a realização do evento, a Fuer conta com a parceria do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), Exército Brasileiro, Foto Roraima e Cacau Show.
A presidente da Fuer, Elaine Morellato, destaca o esforço da federação para realizar o evento neste ano.
“Tivemos dificuldade em executar esta edição dos jogos, pois os atletas não se interessaram pelas modalidades tradicionais indígenas, e não tem sentido fazer uma edição de jogos indígenas apenas com futebol. Mas, conseguimos fechar com um número bom de participantes para realizar este ano. Nossa meta é não deixar o evento morrer, pois é o único do Brasil direcionado exclusivamente para universitários indígenas, temos que continuar trabalhando para executar todos os anos”, frisou.
PARCERIA
Com a primeira edição em 2012, os Jogos Universitários Indígenas já se consolidaram em Roraima. Desde a primeira edição, a Fuer conta com a parceria do Exército. Para Elaine Morellato, essa parceria é de suma importância para a execução do evento.
“A parceria do Exército desde a primeira edição mostra que a instituição acredita no nosso trabalho. Por isso, ressalto meu pedido aos atletas: não deixem de participar dos jogos, para que continuemos a fechar parceria nos próximos anos”, concluiu.
Tradicionais na cultura indígena, as modalidades “queda de corpo” e “corrida de tora” não serão executadas neste ano, pois nos últimos eventos os atletas se machucaram e a Federação Universitária de Esportes está revendo uma forma de refazer a modalidade de forma segura.
Para o ano de 2015, a Fuer conta com as parceiras da Prefeitura de Boa Vista, Fetec, Roraima Garden Shopping, Exército Brasileiro, A Fórmula, Farmavita, 6º BEC, Governo do Estado, BV Formaturas, Cacau Show, Foto Roraima e Folha de Boa Vista.
Fonte: Ascom Fuer