Esporte

Quenianos confirmam favoritismo e vencem fácil a 16ª Corrida Internacional 9 de Julho

Os atletas do Quênia, Edwin Kiprop e Esther Kakuri, foram os vencedores da categoria Elite na prova dos 10 km da 16ª edição da Corrida Internacional 9 de Julho

O favoritismo foi confirmado e os atletas do Quênia, Edwin Kiprop Kibet e Esther Chesang Kakuri, foram os vencedores da categoria Elite na prova dos 10 km da 16ª edição da Corrida Internacional 9 de Julho, evento realizado na tarde deste sábado em comemoração ao aniversário de Boa Vista e homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Edwin cruzou a linha de chegada com o tempo oficial de 30:24 e Esther com o tempo 40:22.

Na segunda colocação geral masculino ficou o atleta Gilmar Silvestre Lopes, com o tempo de 30:48, seguido de perto por Jurandyr Júnior, que cruzou a linha de chegada com 30:52. A diferença entre os dois foi de apenas quatro segundos e Júnior subiu ao pódio na terceira colocação.

Na categoria Elite feminina Elite, Maria Aparecida Ferraz chegou em segundo lugar com o tempo de 42:57. Franciene dos Santos Moura completou o pódio em terceiro, com o tempo de 43:03.

Segundo os organizadores, a 16º edição da Corrida Internacional 9 de Julho teve a participação de mais de cinco mil atletas, entre profissionais e amadores da capital, municípios do interior, outros estados e países.

A largada foi dada às 16h50 para as pessoas com deficiência, depois foi a vez do pelotão formado por atletas de elite (masculino e feminino) iniciar o percurso de 10 km, seguidos pelos os atletas residentes no estado e ranqueados pela Federação Roraimense de Atletismo (Fera), que também correram 10 km. A prova teve ainda as categorias Geral e Servidor, com percurso de 5 km.

Há apenas dois anos competindo no Brasil, essa foi a primeira participação de Edwin Kidrop na Corrida 9 de Julho. “Estou muito feliz de ter conhecido Boa Vista e emocionado de ganhar já na primeira vez disputando essa prova que foi muito organizada”, disse.

Na categoria Geral 10 km Masculino o atleta Franquinaldo Araújo de Oliveira ficou e primeiro com 33:18 e Ronaldo da Silva Oliveira em segundo com 34:24 e Ricardo Anjos da Silva na terceira colocação com 35:48.

Na categoria Geral 10 km/ Feminino, a vencedora foi a experiente Ligeria Castro Farias com o tempo de 46:41, em segundo Raimunda Gomes Damasceno com 47:09 e Nauriene Lourenço de Carvalho ficou em terceiro, com 47:29.

Na Geral 5 km Masculino, Mário Henrique Alves Brito cruzou em primeiro com 18:44. Danielson Teixeira Raposo veio na segunda colocação com 18: 59 e Antonio Francimar Nunes em terceiro com 20:07.

 E na Geral 5 km Feminino Ana Elizabeth Costa Borges foi a campeã com o tempo de 20:42. Gracileide Siqueira dos Santos ficou em segundo com 23:57 e Rosineia Silva da Silva em terceiro com 25:07.

ALTERAÇÃO – A Fetec (Fundação de Esporte, Turismo e Cultura) informou que a colocação dos atletas pode sofrer alteração conforme o resultado dos Exames Antidoping e a análise de recursos, o que deve demorar entre 30 e 60 dias.