Esporte

Rally Baja é realizado em Boa Vista com mais de 50 pilotos  

A competição contou com mais de 50 participantes divididos nas categorias/modalidades Utv turbo, Utv aspirado, quadrículos e motos. 

O domingo, 28, foi de muita aventura com a disputa da I Etapa do Rally Baja em Roraima.  O evento foi realizado em provas com trilhas nas dependências da Chácara do Thomé. Adrenalina não faltou, seja para os pilotos quanto para o público que compareceu e pôde acompanhar de perto. A competição contou com mais de 50 participantes divididos nas categorias/modalidades Utv turbo, Utv aspirado, quadrículos e motos. 

Cada competidor teve direito a três voltas e os campeões foram os que concluíram as provas no menor tempo possível no percurso de 19 km com terrenos em diversos aspectos.

As trilhas na Chácara do Thomé foram adequadas conforme especifica o Código Esportivo da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) junto ao Regulamento CBM para o Rally Baja e o Regulamento Particular da Prova.

Para se ter uma ideia do que se trata a competição, as disputas são feitas de em diversas categorias que envolvem equipamentos/máquinas de duas à quatro rodas o que permite aos pilotos executarem diversas performances dependendo da evolução de sua máquina. 


Competição seguiu regulamento do códifo esportivo da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). (Fotos: Bennison de Santana/Folha BV)

Rally Baja é uma prova esportiva de velocidade disputada em terrenos variados naturais e modificados/adequados com o objetivo de colocar em mérito a resistência, o condicionamento físico, e a perícia dos pilotos, bem como a resistência das máquinas. 

Assim como em diversas partes do país, foi a vez de Roraima receber um evento de grande porte como foi deste fim de semana. Os pilotos enfrentaram trilhas rústicas em pisara, estrada de chão em trajetos que aumentaram as dificuldades dos participantes que precisavam concluir a prova em menor tempo possível. 

Um dos organizadores do evento, Breno Ferreira fez uma avaliação da disputa em trilhas roraimenses.  

“Estamos prestigiando o Estado de Roraima pela segunda vez e agora, na abertura da competição regional com pilotos de vários Estados do norte e graças a Deus a galera de Boa Vista compareceu, fez o evento bombar mesmo e o resultado é um grande sucesso. Uma de nossas metas era trazer a experiência nossa de fora pro Estado, para o público ter essa energia e dividir essa bela sensação”, disse Breno.  

“Serão quatro etapas esse ano e nós queremos fazer mais uma aqui em Roraima. Provavelmente a final”, completou. 

O evento deste domingo foi o primeiro de dois que serão realizados em Roraima. O Rally Baja foi composto por trechos de deslocamento, trechos cronometrados chamados Provas Especiais (PEs) e Controles Horários (CHs), o que agregou mais valor ainda a competição em solo roraimense. 

Pilotos comentam prova e avaliam Rally Baja no Estado 


Participaram pilotos do Maranhão, Pará, Amazonas e de Roraima. (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

A primeira etapa em Roraima foi disputada por pilotos que vieram de fora do Estado, como também os pratas da casa. Além dos pilotos roraimenses, o Rally Baja deste domingo recebeu participantes do Maranhão, Pará e Amazonas que aceleram os motores e literalmente brigaram contra o relógio e contra seus oponentes nas mais variadas categorias.

A folha conversou com Venícius Linhares, antes mesmo de o piloto ter entrado na pista, mas ele foi transparente quando falou do que esperava até aquele momento. 

“Aqui o Baja tem um circuito secreto pra nós. A gente tem um breafing inicial só pra sabermos o que se tem de perigo, mas assim, ninguém tinha ideia da pita. Tem várias categorias, e na que eu vou correr que é turbo é mais pra iniciante e nela ninguém sabe como vamos nos sobressair, mas vai a briga é boa quando se liga os motores”, contou.

Nessa mesma energia quem esteve foi Lucas Goiano, de 21 anos, e um dos participantes da categoria B1. O piloto de moto comentou a alegria de estar recebendo em casa um evento desse porte.

“Teve pilotos que nunca correram a maioria daqui de Roraima ainda não correu, gente nova vindo pra brincar outros nem tanto, uns vindo pra aprender também. Aqui tem gente veterana que correu do Rally dos Sertões, já correu de tudo então só agrega. Já competir no Amazonas, tenho um pouco de experiência, já sei mais ou menos como é a corrida. Dentro das provas tem sempre aquela rivalidade amigável, que ajuda até melhorar o esporte e tá tudo show de bola”, declarou. 

Um dos veteranos participantes e um dos pilotos da categoria Pró, Júnior Goiano fez questão de lembrar da qualidade dos competidores neste Rally Baja.

“Tem muita gente boa aqui. Pilotos que correram Rally dos Sertões, que correm muitas etapas com a gente, em evento muito bom, só tem a crescer no Estado de Roraima, muito boa pista, sensacional até agora ainda tô tremendo. Estamos aí pra brincar mais dentro da pista a competição é séria”, afirmou o piloto.