Há dez anos, o Real de São Luiz do Anauá entrava para a galeria de campeões roraimenses, logo em sua primeira participação profissional. Mas antes de conquistar o feito, enfrentou duros duelos, como o da noite de sábado, 23 de abril de 2011, quando o time do Sul de Roraima venceu o Náutico, por 1 a 0, pela decisão do 1° turno do Estadual, com gol do atacante Ivan Mota, aos 10 minutos do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Real se fechou e passou a valorizar a posse de bola. Com o meio-campo do rival bloqueado, o camisa 10 do Real, Alex Cotia, ainda ligou dois contra-ataques e por pouco não matou o jogo antes do apito final.
Na primeira fase do primeiro turno, o Real empatou em 3 a 3 com Atlético Roraima e venceu por 2 a 1 o Rio Negro, ganhou direito de ir à decisão contra o Náutico. O segundo turno foi disputado em pontos corridos e o Real também levou.
O “Destemido Esquadrão” faturou o título daquela temporada, ganhou os dois turnos e não houve necessidade de finais.
Náutico-RR 0 x 1 Real-RR (Final do 1º turno)
Náutico: Cristiano, Chiquinho, Gidelson, Manu e Erivan;Rogério (Artênio), Nilsão (Pelezinho), David e Alex;Robemar (Kelson) e Nailson.
Técnico: Edinho Oliveira.
Real: Marquinhos, Marcos, Diogo, Rafael e Alan; Mizuno (Michael), Chié, Índio e Alex; Juninho (Victor) e Ivan (Flávio). Técnico: Edvaldo dos Santos.
Gol: Ivan Mota, aos 10 minutos do primeiro tempo.
Cartões vermelhos: Marcos, Chié e Artênio.
Árbitro: José Ordilo Soares (RR).
Data: 23/04/2011 (Sábado).
Horário: 18h30.
Local: Estádio Ribeirão, em Boa Vista.