Esporte

Real quer fazer intercâmbio com jogadores da Guiana para disputar o estadual sub-20

Equipe de São Luiz do Anauá aguarda a chegada de atletas estrangeiros para fechar o elenco que irá disputar o título da competição

Há quase um mês em preparação para o Campeonato Roraimense sub-20 de Futebol Amador, que inicia no próximo dia 22 de outubro, o Real de São Luiz do Anauá aguarda a chegada de três reforços internacionais para fechar o elenco. Os atletas, um zagueiro, um meia e um atacante, virão da República Federativa da Guiana, País que faz fronteira com Roraima.

Este ano marca o retorno do time do interior à disputa da competição, que ficou de fora em 2015. “Já estamos nessa preparação há quase um mês justamente nos preparando para essa competição de grande importância para a categoria. No ano passado ficamos de fora, mas esse ano esperamos fazer uma boa campanha”, disse o treinador da equipe, Ronaldy Barros.

Enquanto aguarda pela chegada dos reforços internacionais, o time treina com 27 atletas, todos de Roraima. “Estamos aguardando esses três atletas da Guiana. Por enquanto não tem nada acordado, mas se realmente ficar acordado serão três peças de fundamental importância. O Real faz questão que eles venham, pois estamos com a pretensão de ampliar o futebol roraimense passando para a esfera internacional”, destacou.

Assim como a maioria dos clubes do Estado, o Real enfrenta as dificuldades por conta da falta de estrutura. “É uma peculiaridade dos clubes. Treinamos em alguns campos, como na Praça Germano Augusto Sampaio, e no Campo Rei Pelé, onde fazemos trabalho tático. São os locais que temos e os atletas abraçaram essa causa e estão mostrando que querem participar e passar por cima das dificuldades”, explicou.

O elenco do Alvirrubro de São Luiz conta com três goleiros, quatro laterais, sete zagueiros, cinco meias e sete atacantes. “Todo nosso elenco é formado por jogadores de bairros mais afastados de Boa Vista. O Real está dando uma oportunidade para essa garotada ter uma continuidade na carreira, pois são jovens humildes e que não têm tanto apoio social”, ressaltou o treinador.

Barros informou que tem testado formações táticas variadas para chegar a uma definição para o campeonato. “Temos um elenco bom entre os titulares e um banco com qualidade, que quando precisarmos estarão prontos para suprir e manter o nosso rendimento. Estamos estudando as formações 3-6-1, 4-4-1-1 e 4-4-3 e pretendemos utilizar essas possibilidades conforme a situação do jogo”, analisou.

O elenco recheado com atletas rodadas, para o treinador, credenciam o time ao título do campeonato. “A nossa expectativa é das melhores, pois estamos com um elenco bem aplicado, que está querendo esse título. Alguns jogadores têm bastante rodagem, com três anos de sub-20, e outros já chegaram até a jogar no profissional”, frisou.

O título e as vagas na Copa Norte Sub-20 de 2017, e Copa São Paulo de Futebol Junior em 2018, conforme o técnico, virão como consequência do trabalho do time. “Esperamos realmente conseguir essas vagas. Queremos fazer um grande campeonato e o que vier depois é consequência”, afirmou. (L.G.C)