Esporte

Recuperado de lesão, Francisco Ivan vence Circuito ABAV-RR

O corredor cearense Francisco Ivan foi o vencedor do I Circuito ABAV-RR de Corrida de Rua, competição com percurso de 5 quilômetros realizada neste domingo pela Associação Brasileira de Agências de Viagem de Roraima (ABAV-RR). Ivan estava há cinco meses parado e esta foi a sua primeira corrida após uma lesão. “Precisava de uma competição para testar se estava tudo certo. Esta prova caiu do céu para mim e deu tudo certo. Vou ao Rio de Janeiro com mais segurança, sabendo que estou pronto para disputar e, se Deus quiser, subir no pódio da Maratona Internacional do Rio de Janeiro”, afirmou.

Ivan mora em São Paulo, por conta do clube, e se divide entre a família que construiu em Roraima e as competições fora do estado. “Há dois anos vim a Boa Vista participar da Corrida 9 de Julho, conheci uma macuxi e casei. A cidade é muito boa, a única dificuldade que tenho é na logística para participar de competições fora. Meu patrocínio só cobre eu estando em São Paulo, então todas as outras despesas são por minha conta. Com o prêmio desta competição, não precisarei tirar do meu bolso desta vez”, destacou, se referindo a passagem ida e volta que recebeu como prêmio por ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar na prova.

O atleta Paulo César Silva Oliveira chegou em 2º lugar e Luís Fernando da Silva Ferreira em 3º lugar. No naipe feminino a campeã foi Bélgica Sofia Duque Avello; com Uélida Synara Machado Costa em segundo e Graça dos Santos na terceira colocação.

Os primeiros colocados foram premiados com uma passagem ida e volta, saindo de Boa Vista, para qualquer lugar do Brasil, exceto Fernando de Noronha, além de troféu e medalha. Os segundos colocados foram contemplados com uma passagem terrestre ida e volta para Manaus e os terceiros colocados receberam medalha e troféu, além de um kit de suplementos alimentares.

O I Circuito ABAV-RR de Corrida de Rua surgiu com a proposta de incentivar a prática esportiva e, principalmente, divulgar e fortalecer ações relacionadas ao turismo na capital, com um trajeto que evidenciou os principais atrativos turísticos de Boa Vista: Centro Histórico, praças, Monumento ao Garimpeiro e a Orla Taumanan.

De acordo com Andressa Guilherme, presidente em exercício da ABAV-RR, o sucesso da corrida foi graças à participação da população, que participou ativamente do evento. “Conseguimos nosso objetivo que é mostrar a cara da ABAV. Foi a nossa primeira corrida de rua e creio que teremos muitas outras pela frente. Nós trabalhamos com turismo, mas incentivamos muito o esporte, a saúde e o bem-estar”, afirmou.

9 DE JULHO – Já as inscrições para a XVIII Corrida Internacional 9 de Julho estão encerradas. Ontem a organização da prova informou que foi atingido o número máximo de vagas para esta edição. No total foram disponibilizadas 5.500 vagas: 4.500 para a Corrida Principal e 1.000 para a Corridinha.

A Corridinha será realizada no dia 8 de julho, às 16h, na pista de atletismo da Vila Olímpica Roberto Marinho, com percursos de 50m a 1 km.

A Corrida Principal será no dia 9 de julho, com início previsto às 16h50. A largada será na Avenida Capitão Ene Garcez, na Praça das Águas (sentido bairro-centro). A chegada será na Avenida Capitão Ene Garcez, na Praça Velia Coutinho (sentido centro-bairro). Os percursos serão de 5 km geral; 5 km servidor municipal; 10 km atleta local; e 10 km geral.