Esporte

Relembre: Progresso e River se enfrentaram pela última vez há 15 anos

Aquela partida de 14 de junho de 2008 foi um “treino de luxo” para o Alviverde do Interior, que já estava classificado para a final do Campeonato Roraimense

Progresso e River se enfrentam nesta quinta-feira (30), às 20h30, no estádio Canarinho, pela quinta rodada do grupo B do primeiro turno do Campeonato Roraimense. Já eliminadas sem marcar um ponto sequer na tabela, as equipes vão apenas cumprir a formalidade. É o primeiro encontro dos alviverdes em um jogo profissional após quase 15 anos – o River não participa do Estadual desde aquele ano.

Em 14 de junho de 2008, em rodada dupla que marcava o encerramento do segundo turno do Estadual, no estádio Ribeirão (pois o Canarinho estava fechado para reformas), o Alviverde do Interior goleou por 4 a 1 com gols de Frank, Girlan (pênalti), Júnior e Gustavo. Aquela partida foi apenas para cumprir tabela para os times já eliminados do returno. Foi um “treino de luxo” para o Progresso, como narra a edição impressa do jornal Folha de Boa Vista da época.


Foto estampada na seção esportiva da Folha de Boa Vista de 16 de junho de 2008 (Foto: Reprodução Arquivo)

Isso porque o time do técnico Clidemar Jabuti já estava classificado para a final do Roraimense, para enfrentar o Atlético Roraima. O time de Mucajaí, fizera, naquela edição, a melhor campanha de sua história e tinha, em seu elenco, nomes como o atacante Vanilson, que tampouco teve base e fazia sua estreia no futebol profissional. Anos mais tarde, o jogador seria campeão da Série C com o Vila Nova e jogaria por grandes equipes como Manaus e Remo.

Mas naquele jogo, Vanilson não jogou porque cumpria suspensão após levar o terceiro cartão amarelo, e os meias Carlean, Boi e Bida e o lateral Papel foram poupados para a decisão de dias depois. O River, do técnico Edgar Bonet, tinha nomes como os meias Garrinchinha e Ronaldy, hoje técnico da equipe.

O River jogou e perdeu com Macarrão; Santarém, Zenilton (Gerson), Fanfa; Laérco, Ronaldy, Garrinchinha e Marcelo; Lima (Jonathan) e Tróia. Já o Progresso jogou e venceu com Marcos; Marlon, Gildayv, Tino e Frank (Bida); Tino, Bibi, Serafim (André) e Duili; Gustavo (Cielton) e Girlan. A arbitragem foi de Juliandre Lúter, que teve auxílio de Everaldo Rocha e Francisco Rodrigues. O árbitro reserva foi Valmir Marques.

Progresso na final

A decisão do Estadual foi disputada em dois jogos no Ribeirão. No primeiro, o Atlético Roraima venceu o Progresso por 5 a 3, no dia 25 de junho, e confirmou o título daquela edição com o empate de 1 a 1, três dias depois.

*Por Lucas Luckezie