Equipes de Roraima garantem dois lugares no pódio geral do 8º Torneio da Amazônia Ocidental Mirim Petiz de natação, que aconteceu no último final de semana, na Vila Olímpica Roberto Marinho.
O evento contou com a participação de mais de 80 atletas. Quatro clubes do Amazonas marcaram presença: Aquática Nado Livre com 10 nadadores, Atlética Água Viva com oito, Centro Esportivo Dom Bosco com 16 e La Salle com dois. Os representantes de Roraima na competição foram a APABV/6º BEC com 14 atletas, Aquática Marinho/ASSOPBM com 15 e a Vila Olímpica/FETEC com 23.
O Centro Desportivo Dom Bosco do Amazonas foi o campeão na categoria petiz e também no geral (pontuação somada do mirim e petiz), com 347 pontos. Os competidores da equipe foram os que mais obtiveram medalhas, no total foram 17 de ouro, 16 de prata e quatro de bronze.
Roraima se destacou com a Aquática Marinho, campeã da categoria mirim e vice no geral, somando 250 pontos. A técnica Astréa Marinho disse que a disputa. “Foi um bom duelo. O resultado foi muito comemorado. Agradecemos aos patrocinadores, o apoio da diretoria da ASSOPBM, ao preparador físico Moises Alves, aos fisioterapeutas da FUER, e a ABV suplementos”, finalizou Astréa.
Por outro lado, a APABV/6ºBEC também conseguiu bons resultados. Foi campeão da categoria mirim e terceiro colocado no geral, com 248 pontos, perdendo por apenas dois de diferença para o segundo colocado (Aquática Marinho – RR). O técnico Yorrán Greco falou sobre o embate. “Foi muito disputado. Mas, por uma diferença mínima de pontos ficamos com o bronze”, mencionou.
Greco pontuou a importância de acontecimentos como este, com participação de competidores de outros estados do País. “Isso incentiva os nadadores a melhorar o nível de desempenho, baixar seus tempos, e foi o que aconteceu. Episódios assim servem de aprendizado e experiência para nós”, concluiu. Também agradeceu o apoio do comandante do 6º BEC, José Fernandes Filgueiras Filho, ao Presidente do GRECAS e aos patrocinadores.
A Vila Olímpica/FETEC ficou com o vice pela categoria petiz. A treinadora Adriana ficou surpresa e garante que isso vai incentivar muito todos os integrantes do grupo.
A presidente da Federação de Desposto Aquáticos de Roraima (FEDAR), Gilda Hupsel, diz que a categoria de base da natação mostrou que tem melhorado muito.
“Estamos disputando provas braçada a braçada no mesmo nível dos amazonenses. Isso mostra nossa evolução”.