HISTÓRIAS DE FUTEBOL

Roberto Araújo: Raio-X dos treinadores do futebol roraimense

Roberto Araújo à frente do time da Asatur Sports. Credito: Hélio Garcias/BV Esportes
Roberto Araújo à frente do time da Asatur Sports. Credito: Hélio Garcias/BV Esportes

Série de reportagens especiais detalha a carreira de cada técnico em atividade no cenário local. Hoje é dia da nossa série de reportagens especiais “Quem é quem” que leva ao leitor o raio-x dos treinadores em atividades no futebol roraimense. Nesta terceira jornada do documentário, detalhamos a carreira do técnico Roberto Araújo, que levou o Grêmio Atlético Sampaio (Gas) pela segunda vez a uma disputa de Série D do Campeonato Brasileiro e a uma vaga inédita na Copa do Brasil de 2024. O Leão Dourado foi vice-campeão roraimense sob comando do professor, que tem história curiosa, indo do Society ao futebol de campo.

“Amigão” dos jogadores é de total confiança do futebol da Asatur, Roberto Araújo tem um modo de trabalho com muita maturidade emocional, que surtiu efeito. Sem muitos gritos e berros na beira do gramado, do tipo “equilibrado”.

Araújo migrou para o campo e em sua primeira participação, de cara levou o vice-campeonato do Estadual. O Sampaio ficou de fora do Roraimão de 2022, por motivos financeiros, voltou com força total em 2023 e já tem garantida a verba da Copa do Brasil de 2024. Graças ao projeto à frente com mister, o clube tem R$ 800 mil de cota televisiva.

Biografia

O técnico Francisco Araújo da Silva, mais conhecido como Roberto Araújo, tem 45 anos, e nasceu no dia 2 de dezembro de 1978, em Boa Vista (RR). Se criou em São João da Baliza e em 1998, aos 18 anos voltou para capital em função do alistamento militar. Fez parte da Seleção do Exército, ganhando títulos no futebol e no atletismo.

Roberto Araújo chegou ao grupo Asatur Transporte em 2009, mas desde 2015 é o responsável pelo time de futebol sociaty da empresa, que lançou projeto para dominar na modalidade local, e nos últimos oito anos vem na ápice dos sintéticos.

Técnico Roberto Araújo com as cores do Sampaio-RR. Credito: Hélio Garcias/BV Esportes

Profissional
Em 2023, o Sampaio fechou parceria com Asatur Sports e o técnico Roberto Araújo, renomado no sintético, assinou com o Sampaio, com mais 14 atletas da equipe amadora de transporte. O presida do Leão Dourado usou a receita da casa e deu certo.

O professor Roberto Araújo gosta de uma 4-3-3, esquema que adotou com linha ofensiva de três homens. O artilheiro Robemar, foi “ressuscitado” no esquema tático e só ficou atrás do quase imparável Blaise, que fechou na ponta da artilharia. Também como fruto deste trabalho, revelou a prata da casa interiorana do baixo Rio Branco, o atacante Raylson.

O comandante do Sampaio em 2023, Roberto Araújo é fã do trabalho do saudoso e eterno, ex-técnico da Seleção Brasileira – Telê Santana, bicampeão mundial pelo São Paulo, em 1992/1993.
“Acompanhava o trabalho dele, sempre gostei muito da filosofia de trabalho do Telê. É um espelho para mim e para muitos”, Roberto Araújo acrescentou.

FICHA TÉCNICA
Função: Treinador
Nome de súmula: Roberto Araújo
Nome completo: Francisco Araújo da Silva
Insta: @francisco.araujo983
Nascimento: 02/12/1978
Cidade: Boa Vista
Estado: Roraima
Primeiro clube como treinador: Grêmio Atlético Sampaio
(profissional) (RR)
Último clube como treinador: Asatur (Society)
Títulos como treinador :
Campeão brasileiro futebol Society entre empresa
Pentacampeão estadual no setor de transporte
Vice-campeão Copa Nordeste de Society
Vice-campeão estadual futebol profissional, Roraimense, pelo Sampaio.

Por João Paulo Oliveira