Esporte

Rodrigo Alencar busca tricampeonato roraimense em 2019

Rodrigo entrou na categoria Elite com 16 anos e foi campeão com 20, de lá pra cá tem sido o principal nome do BMX de Roraima sendo o atual bicampeão (2017 e 2018).

O Campeonato Roraimense de BMX iniciou no último fim de semana com a Etapa 1 das 5 da disputa estadual e mais uma vez brilhou a estrela de Rodrigo Alencar. O piloto de 23 anos busca seu tricampeonato em 2019 e já largou na frente na disputa realizada em Boa Vista pela FCR (Federação Ciclística de Roraima). 

Em conversa com à Folha de Boa Vista, Rodrigo falou da sequência positiva na competição: “Isso é resultado de muito treinamento, estou sem perde desde 2017. Agora os treinamentos irão ficar mais intensos, tudo por conta de que irei participar do Pan-americano”, contou.

O piloto roraimense revelou que o Estadual da modalidade é de grande importância, mas que o foco de Alencar está em duas competições nacionais. Para ele, a disputa no Estado serve como preparação para disputa do Pan-americano no mês de maio em São Paulo e Campeonato Brasileiro em julho. 

“Essas corridas uso como treino preparatório pra eu testa meu rendimento, mas que na verdade vai ter vai ter duas competições importantes: o Pan e o Brasileiro que são as duas que eu vou”, disse.

Rodrigo comentou o nível de seus adversários na disputa do Campeonato Roraimense de BMX deste ano, que contará com pilotos da capital Boa Vista, de Caroebe e até do Amazonas. Durante a temporada são contabilizados pontos aos pilotos participantes e que consequentemente contabilizam no raking Estadual.    

“Aqui em Boa Vista o nível vem crescendo muito, até porque não sou só eu que vou no Pan-americano, mas sou a principal ferramenta do Estado, daí o nível é muito alto, não é fácil, tem muita gente treinando no exterior pra ir pra essa competição que eu vou o investimento é muito alto e não vai ser fácil, o objetivo vai ser chegar na final lá”, afirmou. 

HISTÓRICO E CONQUISTAS DO PILOTO – Rodrigo Alencar começou a praticar o BMX aos 5 anos de idade e participou de sua primeira competição oficial no fim de 2001 quando encerrou em 4º lugar. De lá pra frente pegou o gosto de ser campeão estadual roraimense começando pelo ano de 2005 quando ficou com o título na categoria Boys 1 e em 2013 na categoria Júnior. Rodrigo entrou na categoria Elite com apenas 16 anos e foi campeão com 20, de lá pra cá tem sido o principal nome do BMX de Roraima sendo o atual bicampeão – títulos em 2017 e 2018 –  e vai em busca de seu tricampeonato neste ano. 

Em 2018, participou do Campeonato Brasileiro de BMX em São Paulo na categoria 17 a 24 anos e encerrou na 11ª colocação em prova que contou com 54 participantes. Foi campeão da Copa Só Rodas em 2017 na categoria elite e bicampeão da Copa Roraima na Elite em 2017 e 2018. Em 2015 figurou como terceiro colocado no ranking nacional (categoria 17 a 24 anos) e ainda ficou em 3º na Etapa do Brasileiro em Jaraguá do Sul/SC também em 2015.