Os atletas de Roraima levaram o Estado ao 3º lugar na classificação geral da 39ª edição da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo de Estrada 2016, competição realizada de sexta a domingo num circuito disputado na Avenida Getúlio Vargas, com largada e chegada em frente à Cidade da Polícia, no Bairro Canarinho. As provas disputadas foram de Contra Relógio, Resistência e por último a Prova de Circuito.
O título geral foi para o estado do Pará, que acumulou 176 pontos, contra 76 pontos do Amazonas, segundo colocado, e 58 pontos de Roraima, que ficou em terceiro. Completaram o pódio as equipes do Acre e do Maranhão. A informação é do site da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), promotora do evento juntamente com a Federação Roraimense de Ciclismo (FCC).
As disputas nas provas de Circuito foram acirradas em todas as categorias. Na Elite masculina, a rivalidade entre Pará e Amazonas ditou o ritmo da prova e a vitória ficou com o paraense Ageu Filho, seguido pelos amazonenses Jorge Farias e Erlane da Cruz.
No feminino mais uma vez prevaleceu a potência da ciclista roraimense Tatielle Valadares, que conquistou a sua terceira medalha no evento, após ser prata no Contra Relógio e ouro na prova de Resistência. Tatielle comemorou a vitória com direito à dobradinha para o estado de Roraima, com Alisiane Tobias da Silva finalizando o percurso na segunda posição. A amazonense Rebeca Fonseca completou o pódio com o bronze.
Aquiles Prado, presidente da Federação Roraimense de Ciclismo, destacou a importância de organizar a Copa para a evolução do ciclismo da região, e ainda comemorou a terceira colocação para o Estado na classificação geral.
“Foi um grande desafio encarar a organização de um evento desta magnitude, mas o apoio da confederação e da equipe de trabalho garantiu tranquilidade para tudo sair dentro do previsto”, disse.
A 39ª edição da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Frutaria WL, Paradise Bike Shop e Prefeitura de Boa Vista.