Com quatro derrotas na primeira fase, a seleção roraimense de basquete masculino Sub-15 foi eliminada da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro da categoria, disputado em Curitiba (PR). Desta forma, a equipe de Idio Garcia, além de terminar em quarto – e último – lugar na chave, foi rebaixada para a Terceira Divisão 2016, a qual foi campeã no ano passado.
Na estreia, no último domingo, a equipe perdeu para a seleção paraense, por larga vantagem de 74 a 39. Na segunda-feira, foi derrotada por 52 a 36 para o Pernambuco. Na última terça-feira, perdeu para o finalista da Terceira Divisão 2014, o Mato Grosso, por 64 a 48. E, nesta quarta-feira, foi superado pelo Rio Grande do Norte, por 64 a 20, e deixou escapar a chance de pelo menos disputar o sexto lugar para se manter na Segunda Divisão.
“A Segunda Divisão, logicamente, é mais difícil. As equipes são bem competitivas, embora, logicamente, não justifique os resultados”, explicou Garcia, que treina o time na Praça Capitão Clóvis, um local sem boas condições para treinamento.
“O fator principal (para não irmos longe) foi a falta de experiência da maioria da equipe, uma vez que só tivemos um remanescente (Leandro Paiva) da equipe passada (de 2014). Também tivemos problemas durante a fase de treinamento. Não temos local coberto e choveu muito esses dias. Mas, mesmo com tais fatores, jogamos muito mal e os resultados só demonstram isso”, declarou.
O treinador, que se dedica à formação de jogadores de basquete há 18 anos na Praça, garantiu que continuará trabalhando neste sentido. “Agora temos que levantar a cabeça e continuar trabalhando para os próximos anos. Vou continuar priorizando a base e sempre farei meu papel na formação de atletas, sendo ou não técnico da seleção (roraimense)”, finalizou.
Nesta quinta-feira, às 8 horas (de Brasília), a seleção de Roraima disputa o sétimo lugar do torneio, contra o Mato Grosso. A delegação deve voltar a Boa Vista no próximo sábado.
FEMININO – Na Terceira Divisão Feminina Sub-15, a seleção roraimense também não foi bem. Integrante do grupo 2 da fase inicial, perdeu todos os três jogos (48 a 24 para o Amapá, 50 a 25 para o Tocantins, e 79 a 7 para o Pará), e fechou em último lugar no grupo.