Roraima terá 1ª edição da Taça Boa Vista de Boxe Olímpico com presença de campeões nacionais

Torneio contará com atletas de Roraima, Manaus e Venezuela

O evento, organizado pela Federação de Boxe Olímpico de Roraima, contará com entrada gratuita (Foto: José Magno/FolhaBV)
O evento, organizado pela Federação de Boxe Olímpico de Roraima, contará com entrada gratuita (Foto: José Magno/FolhaBV)

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o Parque Rio Branco será palco da 1ª edição da Taça Boa Vista de Boxe Olímpico. O evento, organizado pela Federação de Boxe Olímpico de Roraima, contará com entrada gratuita e já tem grandes presenças confirmadas. Entre elas, o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Brito, além de atletas convidados de Manaus e Venezuela.

A luta principal da competição será protagonizada por Rafaela Silva, mais conhecida como “Rafinha”, atual campeã brasileira na categoria até 57 kg. A vitória no campeonato garantiu a ela uma vaga na Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, que começa a competir em dezembro. Outro destaque é o roraimense Junior Macuxi, o primeiro indígena a conquistar o título de campeão brasileiro de boxe categoria cadete (63 kg, 16 anos).

Com um histórico de conquistas, o boxe de Roraima está em ascensão. Só neste ano, o estado conquistou nove medalhas em competições nacionais, superando o Pará no ranking da Região Norte, algo que era bem impensável anos atrás. “O boxe roraimense hoje é a força dominante da região, o que é um feito incrível para um estado que começou há tão pouco tempo nesse cenário”, explica Ronaldo Silva, veterano do boxe e um dos responsáveis pela organização do evento.

Ronaldo, que vive em Roraima, desde 2005, relembra o início difícil na jornada do boxe. “Quando cheguei, a realidade era completamente diferente. Ganhamos nossa primeira medalha nacional em 2005, e o Pará era o estado mais forte na época. Hoje, nós ultrapassamos o Pará. Trabalhei muito para ver isso acontecer. É uma realização pessoal, mas principalmente uma vitória coletiva do esporte em Roraima”.

Para Ronaldo, o apoio recebido pela Secretaria Esportiva de Boa Vista foi crucial na organização do torneio. “Pela primeira vez, a Federação tem uma parceria sólida com a FETEC, o que nos deu o suporte necessário para realizar um evento deste porte”, destacou. Ele frisou também a importância da presença do Presidente da Confederação de Boxe, Marcos Brito, vista como um marco para o boxe do estado. “A vinda do Marcos Brito é fundamental. Ele é o responsável pelas nossas últimas medalhas olímpicas, e sua visita vai fortalecer ainda mais o boxe em Roraima. Queremos mostrar a ele a paixão do nosso povo pelo esporte”, afirmou Ronaldo.

Com a chegada do torneio, ele revelou estar com expectativas altas. “São altas e são das melhores possíveis. E, com certeza, para todos os amantes do boxe, para todos os treinadores e presidentes de associação, porque é uma coisa inédita o nosso presidente vir aqui, né? Vê a gente com bons olhos. E ele não está vindo aqui porque nós somos bonitos, não. Ele está vindo aqui porque despertou nele também o interesse de ver como nós conseguimos esse sucesso nesses últimos três anos. Esses últimos três anos, a gente não volta de mãos vazias. A gente volta com quatro medalhas, com cinco medalhas e agora com nove medalhas. Então, despertou o interesse nele de ver o que nós fazemos de bom aqui também, porque é o trabalho dele também dar uma olhada naqueles esportes que estão alavancando esse esporte”, acrescentou.

O torneio será importante para a consolidação do boxe em Roraima, trazendo atletas de Manaus e até Venezuela. Será uma boa vitrine para aqueles que amam o esporte e para quem não conhece poder ver como é a cultura do boxe.

Por Vitor Miguel