Roraimense Alissya Andrade é ouro no ciclismo dos Jogos da Juventude

Atleta vence na prova de potência máxima, com carga de 1594 watts, contra 1377 da segunda colocada

Alissya Mourão Andrade é estreante nos Jogos da Juventude
Alissya Mourão Andrade é estreante nos Jogos da Juventude

Roraima protagonizou no lugar mais alto do pódio, na modalidade de ciclismo dos Jogos da Juventude 2024, que vem sendo disputados entre os dias 13 a 16 de novembro, em João Pessoa (PB). Na prova de potência máxima, a ciclista boa-vistense Alissya Mourão Andrade, de 15 anos de idade, deixou para trás a segunda colocada Gracyanne Mesquita Barros, de Rondônia e a candanga Anna Nikelly Martins Guedes.

Alissya Mourão Andrade cursa o 9° ano, na Escola Instituto Batista de Roraima. Ela é estreante nos Jogos da Juventude e ainda tem mais dois anos para medalhar nesta disputa. O pai de Alyssia, Anderson Andrade Lima aguarda pelo avanço da modalidade e apoio de patrocínios em Roraima, e exalta a medalha conquistada.

“Essa medalha de ouro é muito importante tanta para ela como para o nosso estado, talvez com esta conquista mais jovens se inspirem praticar o ciclismo e assim atraindo ajuda de empresários. Na maioria das competições em nosso estado, a Alissya não tem concorrentes, e para ela participar, vem competindo contra meninas de outras idades”, disse o pai da ciclista, Anderson Andrade Lima.

A ciclista roraimense Sophia Padilha de Souza, de 15 anos, também participante da prova, que teve 41 competidoras de 21 estados brasileiros, fechou na 34° colocação.

Masculino

Também estão na capital paraibana representando o ciclismo macuxi: pelo naipe masculino, os estudantes Dheyvid Barros de Almeida, de 17 anos, que fechou na 23° lugar e Ryann Lima Lira de 17 anos, em 47°, na prova de potência máxima.

Nesta prova conquistou o ouro Nacio Gabriel Almeida Luz, para o Pará. Josué Teixeira Feitosa Júnior do Tocantins ficou com a prata. Fechou no bronze, o piauiense Antônio Kaio Cavalcante Ferreira. Estiverem 50 ciclistas no páreo masculino.