O judoca Aristides Lucena Júnior continua elevando o nome de Roraima no cenário esportivo internacional. Neste final de semana Aristides participou do Campeonato Pan-Americano Juvenil, categoria Sub 18, em Cancún, no México, junto com a seleção brasileira, e conquistou a medalha de ouro depois de derrotar o mexicano Ramon Mhernandez. É a segunda conquista de Aristides no Pan, que também ficou com a medalha de ouro em 2016.
Foram três lutas para chegar ao pódio. A primeira, o roraimense venceu o mexicano Santiago Cardoso, por ippon (o golpe perfeito do Judô). Depois enfrentou o equatoriano Bryan Garboa e venceu por pontos e foi para a final, contra o mexicano Ramon Mhernandez e conquistou a medalha de ouro ao vencer por ippon.
Foram oito lutadores na sua categoria, e no final a classificação ficou com Aristides Junior (Brasil) em primeiro lugar; segundo, Ramos Mhernandez (Mexico) e Bryan Garboa (Equador) em terceiro lugar; Antferneen Pepin (Republica Dominicana) e Jacob More (Estados Unidos) em quinto lugar; Aidos Sapenov (Canadá), Santiago Cardoso (México) e Mason Clarke (Estrados Unidos) em sétimo.
O Brasil liderou o quadro geral de medalhas. Foram 12 ouros, três pratas e dois bronzes arrematados pela equipe nacional nesta sexta-feira, em Cancún e Aristides ajudou o Brasil a manter a hegemonia continental na modalidade e sagrar-se campeão geral do Pan 2017 com 12 ouros, três pratas e dois bronzes. O país liderou com folga o quadro geral de medalhas à frente do Canadá, que teve dois ouros, duas pratas e seis bronzes.
Os campeões foram Aldi Oliveira (50kg), Aristides Lucena Jr (55kg), Willian Lima (60kg), Marcos Santos (66kg), Leonardo Sant’Ana (+90kg), Giovanna Monteiro (40kg), Laura Ferreira (44kg), Natalia Oliveira (48kg), Bruna Bereza (57kg), Gabriella Moraes (63kg), Eduarda Rosa (70kg) e Luiza Cruz (+70kg).
As pratas ficaram com Marcelo Fonseca (90kg), Amanda Arraes (44kg) e Nicole Franzoi (52kg). Guilherme Shimidt (73kg) e Nuciano Santos Jr (81kg) conquistaram o bronze.
Aristides Júnior é atleta da Associação Ases do Norte de Judô de Roraima (filiada à Federação de Judô do Estado de Roraima – Fejurr), onde é treinado pelo professor Sérgio Borba, que usou uma rede social para parabenizar o atleta.
“Há um ano estávamos celebrando a conquista do primeiro Pan-Americano desse jovem roraimense, que nos trouxe alegria, sentimento de realização profissional, orgulho e emoção. E nesse fim de semana ele honrou ainda mais o trabalho realizado, se sagrando novamente campeão Pan-Americano, só que agora, no México, mostrando que a sorte pode sim favorecer alguns, mas a determinação, foco, força, fé e vontade de vencer, superam qualquer obstáculo e fazem você alcançar seus objetivos. Parabéns Aristides Lucena Junior e a todos aqueles que de alguma forma se doaram e permitiram que mais esse sonho pudesse ser alcançado”.
Atualmente Aristides é o 2° colocado do Ranking Nacional das Categorias de Base e é uma das apostas da Confederação Brasileira de Judô, devido seu desempenho nas etapas internacionais que disputou ao longo do ano, segundo afirmou o gestor das categorias de Base da CBJ, Marcelo Theotônio. A conquista no México deve colocar o roraimense na ponta do ranking de sua categoria.