Esporte

Roraimense busca patrocínio para participar da última etapa da Copa Brasil

Hermano Damasceno é o único representante da região Norte e busca apoio para participar da competição que acontece no Rio de Janeiro

O atleta roraimense Hermano Damasceno, único representante da região Norte na Copa Brasil de Paraciclismo, busca patrocínio para participar da última etapa que acontece em Niterói, no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de novembro. A prova irá reunir a elite brasileira do esporte. O objetivo é conseguir uma boa colocação e somar pontos para uma possível classificação para as Paraolimpíadas.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que seleciona os melhores atletas do Brasil para levá-los às competições olímpicas. “Gostaria de contar com apoio dos empresários locais, pois quero um lugar no pódio para melhorar os índices no ranking nacional e pleitear uma vaga”, disse Hermano.

A categoria que ele participa é a H1 (handbike) e competirá nas provas Contra-Relógio e Estrada, cuja extensão é de 06 e 20 quilômetros, respectivamente. “Em abril deste ano, consegui um 5º lugar na primeira etapa, em Brasília, que reuniu cerca de 80 esportistas. Agora, meu desejo é participar em Niterói e trazer bons resultados para o Estado”.

“Temos intensificado os treinos, na rua e na academia, o que ajuda a fortalecer fisicamente. Eu mesmo faço a programação de treinamento diário. Treino aproximadamente 110 km por semana, uma média de 25 km por dia. Para isso, acordo às 5h todos os dias”, completou o atleta.

Além disso, afirmou o cuidado com a alimentação. “Faço dieta balanceada e tomo suplementos, que são caros, mas indispensáveis para competidores de alto rendimento. Então, se algum empresário tiver o interesse em ajudar com isso, seria de grande importância para mim”.

Hermano também contou um pouco de sua história de vida e superação. “Tenho 35 anos e sou militar aposentado. Servi ao exército desde os 19. No entanto, em 2010, sofri um acidente que interrompeu minha carreira. Sempre fui muito ativo, participava de competições, como corridas de rua e outras. Após a lesão, eu sofri muito, e essa condição me deixou sedentário, com a taxa de colesterol alta e outros problemas de saúde”.

“Em 2013, resolvi buscar um esporte que pudesse atender a cadeirantes, eu me informei e descobri o paraciclismo. Comprei a bicicleta específica e comecei a praticar pelas ruas da cidade. De lá para cá, isso se tornou algo especial em minha vida. Hoje eu utilizo o esporte para ganhar saúde, condicionamento físico, qualidade de vida e autoestima”, finalizou.

Com o patrocínio, Hermano pretende custear viagens, equipamentos, treinos e até suplementos alimentares. Os interessados podem entrar em contato com o atleta pelo número telefônico: (095) 99170-6007.