SONHO REALIZADO

Roraimense completa as seis maiores maratonas do mundo e conquista a Six Star Medal

Socorrinha iniciou o feito com um grupo de amigos em 2016, quando ganhou a primeira Major em Nova York. Ela foi a única do grupo que completou as seis

Maria do Socorro segurando a Six Star Medal, concedida aos corredores que completaram as seis Maratonas Majors (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria do Socorro segurando a Six Star Medal, concedida aos corredores que completaram as seis Maratonas Majors (Foto: Arquivo Pessoal)

A roraimense Maria do Socorro, a Socorrinha, como é conhecida pelos corredores e maratonistas do estado, completou as seis Maratonas Majors, maiores e melhores corridas do mundo, nesta segunda-feira, 15, em Boston, nos Estados Unidos da América (Eua). No feito, ela conquistou a famosa Six Star Medal, medalha concedida aos corredores que completam as corridas.

Criada em 2006, a World Marathon Majors é o circuito que envolve as seis maratonas mais famosas e mais relevantes no mundo da corrida, e apesar de importantes para os atletas de elite, também são desejadas por corredores amadores. São elas: Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova York e Tóquio.

Socorrinha iniciou o feito com um grupo de amigos em 2016, quando ganhou a primeira Major em Nova York, a segunda em 2017 foi a de Berlin, na Alemanha, a terceira em 2018 na de Chicago, a quarta foi em Tóquio, 2019, a quinta em 2022 na de Londres e por último a de Boston, nos Eua, em 2024. Ela foi a única do grupo que conseguiu completar todas as maratonas.

Hoje, aos 61 anos a maratonista relata que a conquista vem pelo amor ao esporte. No final de 2019, após a conquista da quarta medalha, Maria foi diagnosticada com Câncer de Mama, durante o período de pandemia ela conseguiu se curar e em 2022 voltou a fazer o que ama.

“Isso não foi impedimento para mim, eu não parei. E quero dizer para todas as mulheres que passam por um problema tão grave quanto o meu, não é o fim do mundo. É difícil, mas tem que ter fé e perseverança para não paralizar a vida”, aconselha a maratonista.

Maria do Socorro no ônibus momentos antes de iniciar a Maratona de Boston (Foto: Arquivo pessoal)

Maria saiu de Boa Vista na sexta-feira, 12, e por um atraso nas conexões dos vôos chegou um dia antes da corrida, com pouco tempo para descansar e se preparar.

“A corrida é um esporte que exige corpo e mente saudáveis, nessa maratona de Boston me ocorreu algo que eu nunca tinha passado. Eu tive câimbra. O que me fez concluir foi o meu psicológico, falei para mim mesma que iria conseguir dentro do tempo estipulado para conquistar a medalha e consegui”, enfatiza Maria.

Momento em que Socorrinha completa a maratona (Vídeo: Arquivo Pessoal)

Com o feito ela conquistou a famosa Six Star Medal, medalha consedida aos corredores que completam todas as seis maratonas. Após dez anos de treino e preparação, Maria do Socorro agora descansa e aproveita as homenagens dos demais corredores que a parabenizam pelo feito. Confira as homenagens no link abaixo.

https://www.instagram.com/p/C5zbHA6Ohwl/?img_index=1