Esporte

Roraimense conquista 12º lugar em Campeonato de Brasileiro de Kart

Rafael Lucena foi o único representante da região norte na competição

Durante o final de semana foi disputado em Cotia, município de São Paulo, a 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart Indoor. O piloto roraimense Rafael Lucena participou do evento e conquistou como melhor resultado a 12ª colocação.
 
O evento, realizado pela Amigos do Kart Amador (Amika) e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), reuniu mais de 300 pilotos de todo o país no Kartódromo da Granja Viana.

Foram disputadas quatro categorias, sendo que nas edições Graduados e Master foram realizadas 2 finais. Os campeões foram: Alberto Costoya (SP) na categoria Sênior; Elvys Janus (SP) na categoria Super Graduados; Guilherme Rocha (RJ) na categoria Graduados A; Rodrigo Pinto (SP) na categoria Graduados B; Peterson Nakamura (SP) na categoria Master A e Gustavo Zimmermann (SP) na categoria Master B.
 
Rafael Lucena disputou o campeonato na categoria Master, que teve um total de 135 pilotos. Cada competidor participou de 4 corridas classificatórias com 27 pilotos na pista em cada bateria. Os 40 primeiros na tabela de classificação iam para as finais A e B. Nas duas primeiras corridas, o grid de largada era sorteado, sendo o grid 2 o inverso do grid 1. Na corrida 3, o grid era o inverso da tabela de classificação e o grid 4 o inverso do resultado da corrida 3. Os resultados do piloto roraimense foram: 18º na corrida 1, 17º na corrida 2, 12º na corrida 3 e 16º na corrida 4. Rafael terminou na classificação geral em 82º, somando 69 pontos, a 22 da margem de corte de classificação. O roraimense ficou a frente de 53 pilotos de vários Estados.
 
“O resultado foi bom, melhor que a minha primeira participação em 2013. Mas pelo rendimento, as voltas mais rápidas que fiz, o resultado poderia ser ainda melhor. Nas 2 primeiras corridas enfrentei problemas logo nas primeiras voltas, quando fui tirado da pista. Os pilotos foram punidos pela direção de prova, mas o prejudicado fui eu, que tive que recomeçar de último. Mas foi divertido, porque estava rápido, fiz uma boa recuperação e muitas ultrapassagens”, disse Rafael.
 
O roraimense informou ainda que na corrida 3 conseguiu ser constante e foi onde conseguiu o melhor resultado. Já na corrida 4, faltou sorte com a formação da bateria. Dos 27 pilotos, 10 estavam entre os melhores da categoria e todos largando das últimas posições por conta do grid invertido.

“Na última corrida fiquei no meio do pelotão no grid. Fiz uma boa largada, cheguei a andar em nono, mas depois de 8 voltas os líderes do campeonato chegaram no pelotão da frente, e além de serem rápidos, abusam da técnica para forçar ultrapassagens e nisso acabei sendo prejudicado e novamente tive que me recuperar”, comentou o piloto roraimense.
 
Rafael avaliou como positiva a participação, e leva como referência o seu desempenho em relação aos pilotos com quem ele costuma correr em Brasília. 13 estavam em sua categoria, e ele foi o sexto melhor entre eles. Mas ressaltou que os toques para forçar ultrapassagens e o excessivo número de punições, mostram que o nível de competição é alto, que todos querem bons resultados. “É um campeonato de tiro curto, então tem que ser agressivo em todos os momentos, mas sem abuso. Acho que a técnica é ter esse equilíbrio e não prejudicar a corrida de ninguém”, concluiu Lucena.
 
PRÓXIMOS PLANOS
 
O piloto roraimense disputa ainda neste mês, em Brasília, etapas da Copa VB Fiamoncini Pro 400 e da Copa Brasília de Kart Endurance. Rafael, na Copa VB Fiamoncini, está na oitava colocação no campeonato, entre 28 pilotos.