Com o terceiro lugar conquistado, esta foi a primeira vez que o piloto Rafael Lucena subiu ao pódio em competições profissionais fora do estado. O roraimense participou da Copa VB Fiamoncini em Brasília, na manhã deste sábado, 19.
A disputada é feita em karts Pro 400 com motores honda GX390, com a preparação livre. A duração da corrida é de 1 hora mais duas voltas. O regulamento exige que os pilotos larguem com cinco litros de combustível. Os que necessitarem realizar paradas devem permanecer nos boxes por um tempo de, no mínimo, 3 minutos. Isso exige que os pilotos e equipes trabalhem estratégias e acertos que priorizem o baixo consumo de combustível.
“Na Copa VB não adianta ter um motor potente se o consumo for muito alto. Vale mais a pena controlar o consumo e permanecer na pista do que arriscar e correr o risco de ficar sem combustível ou ter que fazer uma parada de 3 minutos. É uma corrida de paciência em que as oportunidades devem ser aproveitadas sem perder tempo”, explicou o piloto roraimense.
Participaram da etapa 18 pilotos; a prova foi vencida por Betão, seguido de Luiz Rogério. Rafael Lucena largou da terceira colocação e permaneceu entre os três primeiros colocados durante toda a corrida.
Segundo o piloto, a boa largada foi essencial para o resultado: “Larguei bem, mantive uma boa tocada durante a corrida, sem erros, e apenas nos últimos 10 minutos de prova é que me preocupei em tirar o pé e poupar combustível. Vim o tempo todo no mesmo ritmo do segundo lugar, cheguei a andar em segundo também. Foi uma corrida muita boa”.
Estão previstas para esse ano oito etapas da Copa VB Fiamoncini. É um campeonato dividido em duas partes. No primeiro semestre são realizadas quatro etapas e quem liderar a pontuação ao final será o campeão. No segundo semestre a fórmula é a mesma. No ano passado, Rafael Lucena terminou na classificação geral na quinta colocação.
“Um terceiro lugar logo na primeira etapa nos incentiva a continuar se dedicando e esse é um campeonato que temos chance sim de brigar pelo título ou pelos três primeiros lugares na pontuação geral. Vou batalhar por isso”, concluiu o piloto.
As próximas corridas de Rafael acontecerão dia 9 de abril, na Copa VB Fiamoncini e dia 16 na Copa Brasília de Kart Endurance.