A atleta roraimense Holenk Cristina de Matos Cumapa, a Cris Matos, fez sua estreia na Seleção Brasileira de Rugby neste sábado, 17, vestindo a camisa amarela no Desafio BRA de Beach Rugby, evento que foi disputado pelo Brasil, Chile e Uruguai nas areias da Praia do Leme, no Rio de Janeiro. O torneio, que ocorre anualmente, foi vencido pela terceira vez consecutiva pela seleção brasileira, com Cris levando para casa a medalha de ouro em seu primeiro torneio internacional.
Na primeira partida, contra o Chile, a Seleção Brasileira venceu com tranquilidade por 6 a 2, com Cris Matos anotando um try (jogada equivalente ao gol do futebol, que no rugby é quando a bola passa da linha de fundo adversária e é tocada no chão).
Na partida seguinte, contra o Uruguai, domínio total da equipe nacional, que venceu por 8 a 0, com mais um try da atleta roraimense.
O terceiro confronto foi novamente contra a equipe chilena. O Chile partiu para o tudo ou nada, já que dependia da vitória para seguir vivo no torneio. Apesar da pressão chilena e da forte chuva que castigou a Arena do Leme, novo triunfo da seleção verde e amarela, desta vez pelo placar de 5 a 4.
O último jogo foi contra o Uruguai. Nova apresentação de gala da Cris Matos, potente na defesa e rápida no ataque, anotou mãos um try e colaborou para a vitória brasileira por 6 a 2, selando o título da competição para a Seleção Brasileira.
Ao término da partida, Cris comentou sua estreia na Seleção Brasileira e se disse muito emocionada por defender o selecionado nacional.
“Fiquei muito feliz quando recebi a notícia da convocação, e hoje (sábado) jogar pela seleção foi a realização de um sonho. No primeiro jogo estava um pouco ansiosa, mas depois que peguei o ritmo de jogo pude contribuir mais para o time. Também contei com o apoio das minhas colegas para fazer um bom campeonato”, disse. “Agradeço também a minha família e aos meus amigos que estão sempre me motivando, me mandando mensagens positivas”, finalizou.
Histórico: A atleta Cris Matos iniciou no rugby no Makuxi Rugby Clube, de Roraima, em 2013, onde jogou até junho deste ano. Após um teste no Desterro de Florianópolis-SC, foi integrada ao time disputando o campeonato brasileiro de 2016 pelo clube catarinense. Foi a maior pontuadora do Desterro e a quarta maior marcador de tries do campeonato, desempenho que a levou a ser convocada para a Seleção Brasileira de Rugby.