Marcado para o dia 16 de dezembro, no Mineirão, o clássico entre as seleções do Brasil e Argentina contará com um roraimense no time de defesa da equipe brasileira.
Marcos Hércules Macedo de Souza nasceu em Boa Vista e morou no bairro do Pricumã até os 13 anos, quando precisou se mudar com a família para João Pessoa, em 2006. Três anos depois, começou a treinar futebol americano com a equipe de base do JP Espectros, nas areias da praia de Tambaú, na capital paraibana.
Além de Hércules, titular da camisa 90, outros 8 jogadores do time pessoense vão compor a seleção brasileira que, pela primeira vez foi feita com base em critérios técnicos e não financeiros, graças ao patrocínio de empresas parceiras.
A equipe do JP Espectros é um dos três clubes com mais jogadores convocados, nove cada um, ao lado do Sada/Cruzeiro (MG) e Timbó rex (SC). A expectativa é que 10 mil torcedores assistam a partida, no Gigante da Pampulha. O jogo será exibido pelo canal de TV fechada ESPN para toda a América Latina.
No Brasil, o acompanhamento dos jogos é restrito, pois a transmissão das partidas da Liga Nacional de Football (NFL), formada pelos clubes dos Estados Unidos, é feita exclusivamente pela TV fechada.
Do mesmo modo, são raros os times que conseguem, através dos patrocínios, remunerar os jogadores para dedicarem-se exclusivamente à prática esportiva, o que faz do Futebol Americano um esporte de difícil acesso para a maior parte da população.
Entre a paixão pelo football e as dificuldades financeiras, os jogadores seguem conciliando as atividades remuneradas com o prazer e compromisso com a bola. Quando não está segurando o ataque adversário para permitir o avanço do Quarter Back, o cirurgião dentista Marcos Hércules percorre 200 quilômetros três vezes na semana, para garantir o atendimento odontológico dos usuários da unidade de saúde da família na zona rural de Mulungu-PB.
Nos outros dias, atende em consultório particular no centro da cidade de João Pessoa e ainda cursa especialização em implantodontia no Instituto Paraibano de Estudos Odontológiocs (IPEO).
Os ingressos para o ‘Super Bowl da América Latina’ já estão à venda, no link.