
O roraimense Gustavo Albuquerque foi vice-campeão do Brasil Juniors Cup, um dos principais torneios de tênis do Brasil, neste sábado (22), em Caxias do Sul (RS). O número 1 de Roraima foi derrotado na decisão pelo argentino Demian Luna na final do torneio masculino simples até 16 anos.
Na final, Luna venceu os dois sets (6 a 1 e 6 a 0) diante do atleta da Dumont Tennis (DF). À Folha, o pai e treinador do tenista roraimense, Kelson Albuquerque, avaliou que o filho não jogou bem por causa do cansaço causado pela agenda intensa de jogos. “Ele é muito magrinho. Realmente, ele sentiu muito, mas só de chegar à final desse campeonato significa que ele está evoluindo muito bem”, afirmou.
Gustavo Albuquerque encerrou a participação no torneio, iniciado na segunda-feira (17), com quatro vitórias e uma derrota. Antes, ele superou os brasileiros Thiago Veronezi Ribeiro (2 sets a 0), Thomas Amaral (2 a 0), Henrique Pissetti Vialle (2 a 1) e Davi Araújo de Sousa (2 a 0).
Na terça-feira (18), pelo torneio masculino simples até 16 anos, o tenista roraimense formou dupla com Luis Gustavo Felisberto e foi derrotado por 2 sets a 0 pela dupla formada por dois adversários que derrotou na disputa individual: Henrique Vialle e Thiago Ribeiro.
Realizado pela Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), o Brasil Juniors Cup, que também já foi chamado de Copa Gerdau, já recebeu atletas que se tornaram astros do tênis, como Thomas Muster, Gustavo Kuerten (Guga), Andy Roddick, Bia Haddad Maia, Carlos Alcaraz e João Fonseca.