Roraimense fecha Brasileiro Sub-20 paralímpico com 3 medalhas inéditas e recorde

Kauã Santos disputou quatro provas, tendo subido ao pódio absoluto em três. Evento foi realizado em São Paulo

O paratleta roraimense Kauã Santos (Foto: Arquivo pessoal)
O paratleta roraimense Kauã Santos (Foto: Arquivo pessoal)

O paratleta roraimense Kauã Santos, de 19 anos, conquistou três medalhas inéditas e quebrou o recorde nacional de uma prova no Campeonato Brasileiro de Natação Sub-20 paralímpico. O evento foi realizado na sexta-feira (25) e no sábado (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O nadador da Aquática Marinho (RR) disputou quatro provas, tendo subido ao pódio absoluto em três: foi prata nos 50m (31seg61) e 100m livre (1min09seg36) pela categoria S8 A, e bronze nos 100m peito (1min46seg78) pela classe SB7 A.

Kauã Santos terminou como o mais rápido nas três disputas, em cada categoria, e obteve suas melhores marcas pessoais – incluindo o recorde nacional dos 100m peito, que antes pertencia ao mineiro Arthur Dayrell (2min01seg24). O roraimense também fechou em quarto lugar absoluto nos 400m livre (6min01seg48) pela S8 A, sendo o mais rápido na classe.

“Com dedicação, consegui obter bons resultados, tanto em relação aos pódios quanto aos tempos, superando as metas de desempenho estabelecidas no início do ano”, disse o atleta. “Estava particularmente ansioso por essa competição, uma vez que já havia participado da primeira edição em 2023, mas, naquela ocasião, não consegui alcançar resultados que refletissem adequadamente meu treinamento e preparo”.

A técnica Teca Marinho, da Aquática Marinho, confirmou que o objetivo do paratleta foi alcançado, e enfatizou a disciplina de Kauã Santos em conciliar treino e as aulas da faculdade. “Isso o torna diferenciado”, destacou.