O novo casca-grossa da categoria super pesado, faixa verde da The Champions, Juan Carlos Oliveira dos Santos, de 14 anos de idade conquistou medalha de prata no Sul-Americano Kids 2022, que ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.
“Essa medalha é muito importante para minha vida, por eu ter passado muita dificuldade para chegar até ela, conseguir essa conquista para mim foi uma vitória para Roraima”, disse Juan Santos.
Na primeira luta, o macuxi Juan Santos venceu o piracicabano Pedro Henrique Brandão, da academia Athletica Crosstraining, por quatro pontos de vantagem e decisão da arbitragem. Na final perdeu para o paraense e tetracampeão mundial Ricardo Candido Gomes Filho, da acadmeia Bulldog Team, de Belém do Pará.
“Pegou um moleque mais casca-grossa do que ele na final. Não foi fácil, é continuar trabalhando para buscar o ouro”, disse o pai Benicius Silva.
A competição é de organização da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). O certame reuniu os melhores atletas kids do continente.
O lutador Juan do Santos treinou duas vezes por dia e seis vezes por semana, para conquistar a prata. O garoto concilia os treinos com os estudos, ele cursa o 9° ano na Escola Dom José Nepoti, em Boa Vista. A nova promessa do jiu-jítsu é cria do Santa Tereza, na zona Oeste da capital.
Por João Paulo Oliveira