Esporte

Roraimense Kayron Noronha conquista tricampeonato do Sul-Americano Kids

Atleta de 12 anos de idade representa academia The Champions de Boa Vista. Pai compra passagem com rifa

É do macuxi a medalha de ouro. O novo casca-grossa da arte suave Kayron Noronha, de apenas 12 anos de idade é filho do lutador de jiu-jítsu faixa preta Wellynthon Pirulito, se tornou tricampeão do Sul-Americano Kids, na manhã deste domingo (21), Arena Cel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.

A competição é de organização da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e foram dez inscritos na categoria de Kayron Noronha. Ele é faixa amarela com listra preta infantil 3 – masculino pesado e defende a academia The Champions. O certame reuniu os melhores atletas kids da América Latina.

Na primeira luta, o roraimense superou por finalização o carioca Samuel Heitor, com dois minutos de luta estrangulou o rival e correu para o abraço.

Na segunda luta e decisão superou Vitor Hugo da equipe renomada mundialmente Aliance e finalizou por estrangulamento. O macuxi garantiu o inédito tricampeonato do Sul-americano Kids, para um garoto de 12 anos de idade de Roraima: 2017/2018 e 2022.

“Não é fácil ganhar uma medalha de ouro em um evento nesse padrão internacional. Fizemos rifa, treinamos muito e tivemos ajuda de alguns parceiros para chegar aqui. Quero agradecer o apoio de cada um que nos ajudou chegar aqui, não foi fácil”, disse o garoto Kayron Noronha

Nascido em Boa Vista, o garoto Kayron encara desafios para sonhar na arte suave. Ele concilia os treinamentos com o 6° ano do ensino fundamental, na escola Estadual Raimundo Nonato, no Jardim Primavera. Para o pai, Pirulito, a missão é buscar novos ares e tatames de outros continentes.

“Após o bi do Brasileiro e tri do Sul-Americano agora almejamos algo maior, tipo como lutar nos Estados Unidos e em Abu Dhabi, onde tem evento com maior visibilidade no nosso esporte”, disse o pai Wellynthon Pirulito.

Por João Paulo Oliveira