No pódio

Roraimense Kayron Noronha e campeão no Brasileiro de Jiu-Jitsu

O garoto de 14 anos conquistou seu quarto título na principal competição nacional

Roraimense Kayron Noronha e campeão no Brasileiro de Jiu-Jitsu

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que aconteceu em São Paulo, teve domínio macuxi nos tatames. No domingo (23/6), o garoto Kayron Noronha, 14, foi campeão na categoria super pesado, conquistando seu quarto título na competição mais importante da modalidade. A delegação de Kayron passou por três conexões até chegar com as medalhas na bagagem, na madrugada desta quarta-feira (26), a capital Boa Vista.

Kayron é atleta desde os quatro anos de idade, quando iniciou na modalidade com mestre e pai Wellynthon Pirulito. Ele treina na The Champions e faz parte do projeto da Prefeitura de Roraima na Vila Olímpica. Fora do estado, faz seus treinamentos com o mestre Pedrão Freitas, da equipe PFteam BJJ.

Para o atleta, a coquista no Campeonato Brasileiro coloca sua carreira nos holofotes em busca de novos desafios e apoiadores.

“Esse título é muito importante, pois ele é muito cobiçado por todos os atletas de jiu-jitsu no mundo. Ter essa coquista no currículo serve para abrir portas e ter visibilidade com empresários, para que eu continue correndo atrás do meu sonho de me manter no topo dos principais eventos”, destacou Kayron Noronha.

Após a coquista nacional, o próximo objetivo é participar do Campeonato Europeu, em Portugal, e o Mundial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Mas o garoto teme não conseguir o aporte necessário para ingressar nas competições.

“Esse ano tenho como objetivo lutar o Mundial e o Europeu, mas ainda não sei se vou conseguir as passagens, que é o principal apoio necessário para me manter nesses eventos. Se eu conseguir ir para os dois, será maravilhoso, mas ficarei feliz se participar de ao menos um, e prometo dar o melhor em busca de mais títulos pra Roraima”, expressou Kayron Noronha.

As duas competições acontecem no segundo semestre e Kayron espera conseguir o aporte até lá para buscar mais medalhas para a sua vasta galeria composta por 97 títulos.

O atleta é tetra campeão brasileiro, único roraimense com quatro medalhas de ouro no Sul-Americano LBJJF, sete vezes campeão roraimense, duas vezes amazonense, oito vezes o melhor atleta em sua categoria no estado de Roraima e melhor atleta de 2019 pela Federação do Amazonas.