Esporte

Roraimense quer pódio no Sul-Americano Kids e sonha em ser delegada

Caline Felipa tem 12 anos de idade e carrega pentacampeonato roraimense no currículo

A atleta roraimense e faixa laranja de jiu-jítsu Caline Felipa Martins Pereira, de 12 anos de idade, é uma das representantes da Zenith North Team Leal no Sul-Americano Kids. A garota, que luta pela categoria médio, está entre os nove competidores treinados por Milson Leal que embarcaram para a disputa deste sábado (20) e domingo (21), na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.

A competição é organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro (IBJJF) e tem 12 nomes inscritos na categoria médio no naipe feminino. O certame reunirá os melhores atletas infantis da América Latina.

Sonho com arte suave e carreira de delegada

Nascida em Boa Vista, Caline Felipa Martins Pereira concilia os treinamentos de jiu-jítsu com o 7° ano do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação, na capital. Nasceu e se criou no bairro Monte Cristo, para tentar fazer história no cenário nacional e continental. Tem mantido árdua rotina de dois treinos por dia, em cinco dias na semana

“Meu principal sonho é ser campeã mundial aos 18 anos na faixa preta e ser reconhecida mundialmente. Caso não der certo, também quero ser delegada”, disse Caline Felipa.

Trajetória na arte suave


Garota tem mantido árdua rotina de dois treinos por dia, em cinco dias na semana (Foto: Arquivo pessoal)

Mãe da lutadora, a corretora de imóveis Ana Carla Cali é um dos braços direitos de Caline. Ela conta um pouco sobre o início da filha na modalidade.

“Foi para iniciar alguma atividade esportiva, o jiu-jitsu tem a capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória. Hoje ela vem conquistando vários títulos importantes no Estado e fora. Os treinos têm dado para conciliar bem com os estudos. Para nós pais é muito importante”, disse Ana Carla.

Principais medalhas

A casca-grossa mirim Caline Felipa já tem, em sua estante pessoal, o pentacampeonato roraimense, e os títulos amazonense e da Copa Osvaldo Alves, além da medalha de bronze no Campeonato Brasileiro.

*Por João Paulo Oliveira