A atleta roraimense e faixa laranja de jiu-jítsu Caline Felipa Martins Pereira, de 12 anos de idade, é uma das representantes da Zenith North Team Leal no Sul-Americano Kids. A garota, que luta pela categoria médio, está entre os nove competidores treinados por Milson Leal que embarcaram para a disputa deste sábado (20) e domingo (21), na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.
A competição é organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro (IBJJF) e tem 12 nomes inscritos na categoria médio no naipe feminino. O certame reunirá os melhores atletas infantis da América Latina.
Sonho com arte suave e carreira de delegada
Nascida em Boa Vista, Caline Felipa Martins Pereira concilia os treinamentos de jiu-jítsu com o 7° ano do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação, na capital. Nasceu e se criou no bairro Monte Cristo, para tentar fazer história no cenário nacional e continental. Tem mantido árdua rotina de dois treinos por dia, em cinco dias na semana
“Meu principal sonho é ser campeã mundial aos 18 anos na faixa preta e ser reconhecida mundialmente. Caso não der certo, também quero ser delegada”, disse Caline Felipa.
Trajetória na arte suave
Mãe da lutadora, a corretora de imóveis Ana Carla Cali é um dos braços direitos de Caline. Ela conta um pouco sobre o início da filha na modalidade.
“Foi para iniciar alguma atividade esportiva, o jiu-jitsu tem a capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória. Hoje ela vem conquistando vários títulos importantes no Estado e fora. Os treinos têm dado para conciliar bem com os estudos. Para nós pais é muito importante”, disse Ana Carla.
Principais medalhas
A casca-grossa mirim Caline Felipa já tem, em sua estante pessoal, o pentacampeonato roraimense, e os títulos amazonense e da Copa Osvaldo Alves, além da medalha de bronze no Campeonato Brasileiro.
*Por João Paulo Oliveira