A mais nova campeã brasileira juvenil de boxe na categoria leve (até 60 quilos) é de Roraima. A roraimense Rafaela Silva, de 18 anos, venceu a baiana Maria Eduarda de Jesus e subiu ao lugar mais alto do pódio na tarde desta sexta-feira (9), em Foz do Iguaçu (PR). Com o triunfo, a atleta fecha a competição com três vitórias conquistadas com autoridade. Veja a luta completa ao final da reportagem.
A superioridade de Rafaela Silva foi unânime entre os cinco juízes nos dois primeiros rounds, sendo que no último, quando foi pressionada por Maria Eduarda, a roraimense convenceu quatro dos julgadores de que foi melhor.
No primeiro round, ela partiu para cima a todo instante, sem dar muitas chances para a adversária. No segundo, Rafaela manteve a postura ofensiva e constante, enquanto Maria se posicionou na defensiva, tentando reagir enquanto podia, mas sem tanta efetividade. A roraimense atingiu golpes mais localizados na linha de cintura da baiana.
Maria Eduarda, a quem só restava um nocaute para sair com a vitória, iniciou o último assalto com muita agressividade. Um dos golpes que aplicou retirou o capacete de Rafaela Silva, o que motivou a árbitra internacional Michelle Burigo (SC) a paralisar o duelo.
Ao retomar a luta, a baiana partiu pra cima, pressionando Rafaela, que ficou mais comedida nos golpes, com mais cautela. Aos poucos, ela encurtou a distância na tentativa de golpear a adversária. Ao fim, terminou campeã. E para completar, comemorou o título com sua tradicional e estilosa dancinha e foi abraçada pelos técnicos, o pai Ronaldo Silva e a irmã Andressa Silva.
Da plateia do ringue, em um hotel de luxo na cidade, mais de 250 pessoas, entre atletas, árbitros e técnicos de todo o País, acompanharam presencialmente o combate que garantiu a medalha de ouro à atleta, que foi prata em 2021 e é a atual campeã mundial escolar de sua classe etária e peso.
Veja a luta completa