Esporte

Roraimense Rafaela Silva é convocada para a seleção olímpica de boxe

Como pugilista da seleção olímpica, Rafinha, que estreia na categoria Elite, terá que priorizar todas as competições designadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe)

Atual campeã brasileira juvenil e mundial escolar, a roraimense Rafaela Silva foi convocada para integrar a seleção brasileira de boxe no ciclo olímpico dos Jogos de Paris-2024. Com isso, a atleta de 18 anos se despedirá de Boa Vista para integrar o time no próximo dia 6 de março, em São Paulo.

Como pugilista da seleção olímpica, Rafinha, que estreia na categoria Elite, terá que priorizar todas as competições designadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). “Pode ser um passo pra eu poder estar nas Olimpíadas um dia, um momento muito importante. Eu sei que, com disciplina, foco e determinação, eu posso alcançar tudo isso”, declarou.

Em treinamento desde muito antes da convocação, com direito a treinos pela manhã e à tarde, a roraimense luta pela categoria até 60 quilos, a mesma de Beatriz Ferreira, prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e Rafinha admite que o time brasileiro para 2024 está fechado. Essa situação só mudaria caso Bia se machucasse ou decidisse se dedicar 100% ao boxe profissional.

Pai e técnico da atleta, Ronaldo Silva afirma que o treinamento da filha tem sido focado em sparring, uma espécie de simulação das lutas. Ele ressalta que, em Boa Vista, a lutadora superou todas as dificuldades de treino de estrutura para poder ir a São Paulo. “Dificilmente eu supriria esse bom treinamento que ela vai ter em São Paulo, principalmente no material humano”, diz, em referência ao planejamento e à equipe multidisciplinar disponível na seleção olímpica.

*Por Lucas Luckezie