Depois de muitos anos, uma mulher vai comandar uma partida do futebol roraimense. A árbitra amazonense Eliane Nogueira dos Santos, da CBF, será a primeira mulher a comandar uma partida profissional em Roraima. O duelo marcado para as 18h30, no estádio Canarinho, em Boa Vista, é válido pela quinta rodada do grupo A do Campeonato Roraimense.
A profissional de 39 anos entrou para a história do futebol do Amazonas por integrar o primeiro trio de arbitragem feminino em um jogo profissional masculino no Estado vizinho, na goleada do Clíper por 10 a 2 sobre o Iranduba, no dia 7 de abril de 2021, pelo Campeonato Amazonense. Em 2023, ela foi assistente na partida entre Fast (AM) 4 x 1 Dianopolina (TO), pela Copa do Brasil Sub-17.
Nascida em Manaus, Eliane é professora de Educação Física. Na partida de logo mais, ela terá como assistentes Kaio Forte (1) e Fabrício Freire (2). O reserva será Rafael Carvalho.
Anteriormente, Zacarias Santiago estava escalado para comandar o jogo, tendo Fabrício Dias e ela de assistentes 1 e 2, respectivamente.
Segundo a Comissão de Arbitragem de Futebol (CAF-RR), a mudança foi feita devido aos testes e retestes físicos promovidos durante a capacitação do quadro de arbitragem roraimense com o instrutor nacional Marrubson Melo Freitas.
Progresso x River
O duelo de fundo entre Progresso e River, a partir das 20h30, pelo grupo B, será comandado pelo árbitro Luiz Rodrigo, com a assistência de Gabriel Pereira (1) e Kleyton Borges (2). O quarto árbitro será Roberval Pereira.
*Por Lucas Luckezie