O atleta faixa amarela João Prestes, de 12 anos, se prepara para o maior desafio da carreira: o Pan Kids de Jiu-Jítsu, um dos maiores torneios infantis da modalidade no planeta. A competição está marcada para os próximos dias 23 e 24, na Flórida, no extremo Sudeste dos Estados Unidos.
O lutador se diz preparado para a missão por treinar há mais de um ano para o torneio, cujo título é o seu grande sonho. “Vou trazer mais essa vitória, com fé em Deus, para o Estado de Roraima e para o Brasil”, declarou.
O pai e técnico dele, Alex Prestes, destacou a “preparação forte” do filho para o torneio. “Ele se prepara bastante, não só na parte física, como técnica e, principalmente, na psicológica, porque hoje em dia o psicológico é fundamental para alcançar qualquer objetivo em qualquer competição”, disse.
Apesar da pouca idade, o garoto já possui um qualificado currículo de títulos no jiu-jítsu. Ele é bicampeão brasileiro, bicampeão roraimense, bicampeão amazonense,, além de ser detentor de quatro cinturões conquistados em lutas casadas em quatro Estados (Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro e Paraíba) e campeão do judô dos Jogos Escolares de Roraima.
Mas ainda falta um detalhe importante para ele conseguir viajar tranquilo para a terra do Tio Sam: R$ 3 mil, dinheiro que vai ser usado para complementar as despesas de alimentação e estadia.
Para tentar consegui-lo, a família do garoto organiza uma rifa, cujo prêmio é um celular. Cada bilhete custa R$ 20 e, para adquiri-lo, o interessado pode ligar para o número (95) 99159-8577. O mesmo número funciona como PIX (em nome de Elizângela M. de Souza).