NATAÇÃO

Roraimense vai acertar com o Corinthians para nadar pelo clube a partir de 2024

Yago Araújo já integrou a seleção brasileira em torneio sul-americano e foi finalista da principal competição de base do Brasil

O nadador roraimense Yago Araújo em Mococa, para a disputa do principal torneio de base do Brasil, o Troféu Chico Piscina (Foto: Arquivo pessoal)
O nadador roraimense Yago Araújo em Mococa, para a disputa do principal torneio de base do Brasil, o Troféu Chico Piscina (Foto: Arquivo pessoal)

O nadador roraimense Yago Araújo, de 16 anos, está de saída da Aquática Marinho (RR) após cinco anos para assinar contrato para nadar pelo Corinthians. Ele foi selecionado pelo clube após preencher uma ficha de inscrição e, portanto, se mudará para São Paulo em janeiro de 2024. Os detalhes sobre o tempo em que o atleta ficará no time paulista ainda serão definidos.

Araújo se notabilizou por integrar a seleção brasileira no torneio sul-americano Copa Pacífico (2022) e ser finalista da prova de 100 metros borboleta do Campeonato Internacional Infanto-Juvenil (Troféu Chico Piscina 2023), principal competição de base do Brasil.

A carreira do nadador também é marcada pela quebra de recordes estaduais de categoria (Juvenil 2) e de forma absoluta (entre todas as idades), por índices em provas infantis e juvenis do Campeonato Brasileiro e feitos como a prata nos 100m borboleta dos Jogos Escolares da Juventude (2023).

Esses resultados, segundo o pai dele, Renildo Araújo, foram determinantes para o Corinthians admiti-lo. “Ele tem um sonho de representar o Estado e o País em grandes eventos e, lá no Corinthians, ele estará perto dos grandes centros de competição”, explicou.

A técnica da Aquática Marinho, Teca Marinho, afirmou estar “feliz” pela seleção do atleta. “Ele é um garoto humilde, dedicado no que faz. E a oportunidade veio”, resumiu.

Yago Araújo quando mais jovem, ao lado da técnica Aquática Marinho (Foto: Arquivo pessoal)

Por sua vez, Yago Araújo disse estar contente com a oportunidade e prometeu valorizá-la com toda a sua força. “Tenho em mente que vou me esforçar ao máximo para abraçar essa oportunidade, me dedicar a todo momento e instante para fazer valer a pena essa oportunidade”, declarou ele, que também agradeceu aos familiares e amigos pelo apoio recebido.

“Eu vou mostrar pra eles que não erraram em ter me selecionado, porque tenho grande potencial em garantir representatividade do clube pelo País e, quem sabe, pelo mundo”, concluiu.

Ele não será o primeiro de Roraima a defender o Corinthians. No início da década passada, Eduardo Amorim, que hoje é personal trainer, também treinou no clube paulista. Considerado um dos maiores nomes da história da natação roraimense, Amorim foi o primeiro nascido em Roraima a se tornar medalhista no Campeonato Brasileiro de Natação, com a conquista da prata nos 50 metros livre.

Carreira

Yago Araújo iniciou sua carreira na natação aos sete anos de idade e também já defendeu o Sest/Senat antes de chegar ao Aquática Marinho. Ele também já lutou jiu-jítsu, pelo qual foi campeão roraimense e pan-americano na faixa-amarela. “Como ele gosta muito de praticar esporte, logo foi fazer natação, onde também teve bons resultados. Foi então que tínhamos que tomar a difícil decisão e ele preferiu a natação”, lembrou o pai.