O Valencia (Espanha) anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação da atacante roraimense Vitória Almeida, de 24 anos, até 30 de junho de 2026. A principal jogadora do Estado estava desde 2021 no Braga (Portugal).
“Tenho certeza de que juntos podemos fazer a diferença. Prometo muito profissionalismo e responsabilidade, honrando as cores deste grande clube e levando-o onde ele merece estar”, comemorou a campeã da Taça da Liga Feminina de Portugal (2021-2022).
Em seu anúncio, o Valencia definiu a roraimense como “atacante muito completa que combina boa leitura de área, antecipação, finalização e destreza aérea, vencendo disputas e ostentando um excelente físico”.
Se somar a passagem pelo Braga e o Famalicão – clube de sua primeira temporada no futebol português, na qual foi marcou 24 gols em 25 partidas -, Vitória Almeida balançou as redes 53 vezes em 98 jogos, em quatro temporadas (2020-2024). Ela também já jogou em clubes da China, do Japão e do Brasil. Sua carreira fez a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) homenageá-la com a comenda Orgulho de Roraima em 2023.
Ao site da equipe, Vitória comparou a semelhança da sua atual trajetória com o início da carreira, marcado pela passagem pelo time de futsal Atlético Valência (RR), que usa as mesmas cores do clube espanhol. “Foi o destino que me fez voltar a vestir as cores deles hoje”, disse.
Na década passada, ainda adolescente, a jogadora despontava como uma grande promessa pelas quadras roraimenses. Com apenas 16 anos, foi campeã roraimense pelo Atlético Valência, sendo vice-artilheira da competição de 2015.