Samir Xaud é eleito e federação de futebol terá novo presidente após décadas

Médico e empresário é filho de Zeca Xaud e da ex-secretária de Educação, Ilma Xaud, além de ser suplente de deputado federal pelo MDB

Médico Samir Xaud é eleito o novo presidente da Federação Roraimense de Futebol (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Médico Samir Xaud é eleito o novo presidente da Federação Roraimense de Futebol (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O médico Samir Xaud, de 40 anos, foi eleito nesta quarta-feira (15) o novo presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) para comandar a entidade no quadriênio 2027-2031. Ele sucederá o pai Zeca Xaud, 80, considerado o presidente mais longevo do Brasil com cerca de 50 anos de mandatos intercalados.

Representantes de nove dos dez clubes filiados votaram na chapa Trabalho e Compromisso, a única na eleição: Atlético Roraima, Baré, Grêmio Atlético Sampaio (GAS), Náutico, Progresso, Real, Rio Negro, River e São Raimundo. O Monte Roraima estava ausente.

Eleição para presidência da Federação Roraimense de Futebol foi realizada na manhã desta quarta-feira – 15.01.2025 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A gestão também é composta por Adelaide Marcolino Peixoto de Oliveira, presidente do River eleita primeira vice-presidente, e Luciano Araújo “Zuza”, presidente do Baré escolhido como segundo vice-presidente da entidade.

Zuza não compareceu ao pleito desta quarta. Zeca Xaud estava presente e presidiu a sessão que culminou na eleição do filho.

Presidente da Federação Roraimense de Futebol, Zeca Xaud, comandou a sessão que culminou na eleição do filho Samir Xaud – 15.01.2025 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Conheça Samir Xaud

Nascido em Boa Vista no dia 25 de fevereiro de 1984, Samir de Araújo Xaud também é filho da ex-secretária municipal e estadual de Educação, Ilma Xaud, que também já foi vice-reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima). Ele é casado e pai de três filhos.

Na política, disputou duas eleições: ficou com a quarta suplência de deputado estadual pelo PV em 2018 ao receber 2.069 votos e terminou como primeiro suplente de deputado federal pelo MDB com 4.816 votos em 2022.

No futebol, foi goleiro profissional do Atlético Roraima no início da década de 2000 e parou de jogar para priorizar os estudos. Xaud se formou em Medicina (Universidade Nilton Lins-AM) e obteve especialização em Infectologia (Universidade Federal de Roraima) e em Medicina do Esporte (Instituto BWS-SP). Foi diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR). Também é empresário, sendo proprietário de um centro de treinamento multidesportivo.

Nos últimos cinco anos, Samir Xaud passou a prestar serviços ativos como médico dos clubes locais, principalmente o São Raimundo como representante estadual nas competições nacionais.

Em 2023, após a reeleição de seu pai na FRF, o profissional passou a atuar como gestor da entidade e promoveu a reorganização da gestão com foco no Estadual profissional, onde conseguiu atrair mais apoio e patrocínios para o futebol roraimense, bem como mais público para os jogos da competição.

Samir Xaud promete continuar projetos que iniciados por ele como gestor da FRF, promovendo a união de todos os atores envolvidos para que o futebol roraimense esteja “onde merece estar”. Um deles é realizar, no segundo semestre de 2025, campeonatos municipais nas 15 cidades roraimenses, em que os campeões e vice-campeões de cada disputem o Campeonato Intermunicipal.

Xaud já adiantou a previsão de início, a partir do segundo semestre de 2025, das obras do Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista, oriundo do legado da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil. A construção do espaço, destinado a formar jogadores de seis a 17 anos, deve custar aproximadamente R$ 6 milhões e terminar em até um ano e meio.

Outro projeto é a aquisição de equipamentos do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, em português), com custo aproximado de R$ 400 mil, para atender os estaduais profissional e Sub-20 masculino, e o feminino a partir de 2026. Enquanto a compra não ocorre, a FRF vai investir na capacitação dos árbitros locais.