Goleada histórica

Sampaio vence São Raimundo por 5 a 1 e conquista returno do Roraimão

Kanté abre o placar, zagueiro Werick tem noite de artilheiro com dobradinha, Kiki, Zizao e Léo Salgado também anotam

Meritocrático, Leão Dourado goleia Mundão, leva o returno e adia decisão do Estadual de 2024. Crédito: Hélio Garcias/BV Esportes
Meritocrático, Leão Dourado goleia Mundão, leva o returno e adia decisão do Estadual de 2024. Crédito: Hélio Garcias/BV Esportes

O futebol roraimense conheceu o campeão do returno do Estadual de 2024. Pelo jogo único da final, o Grêmio Atlético Sampaio (Gas) goleou o São Raimundo, por 5 a 1, na noite desta terça-feira (5), no estádio Flamarion Vasconcelos – o Canarinho, em Boa Vista.

No retrospecto, o Sampaio quebrou um jejum incômodo de dois anos e dez meses sem vencer o arquirrival. O São Raimundo não perdia uma final de turno desde 2021.

O São Raimundo havia vencido o primeiro turno e com o triunfo, o Grêmio Atlético Sampaio faturou o segundo turno. Os dois times irão medir forças em mais um capítulo, pela troféu de campeão roraimense de futebol e única vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2025. Os dois times já garantiram passaporte para Copa do Brasil 2025.

Duelo quente, Gas cirúrgico e apagão do Mundão

O São Raimundo entrou em campo com indícios que iria executar o campeonato, propondo ofensividade e fechando a saída de bola do Sampaio, que saiu para o jogo, que ficou dinâmico, com investidas lá e cá.

Logo aos três minutos do primeiro tempo, o atacante Tavinho cruzou bola de escanteio e o centroavante Kanté abriu o placar para o Mundão: 1 a 0. O Sampaio aos poucos cresceu no volume de jogo e chegou ao gol de empate antes do intervalo, Anthony cobrou escanteio, o zagueiro Werick mandou uma cabeçada e deixou tudo igual: 1 a 1.

Logo no retorno dos vestiários, o Sampaio chegou ao gol de empate, com segundos de jogo, Kiki recebeu passe de Raylson, entrou na retaguarda do São Raimundo e mandou chute no ângulo: 2 a 1

O São Raimundo passou a ter a bola e o Sampaio buscou se comportar atrás da linha da bola, a partir dali o jogo pegou fogo, com mais espaços para ligar contra-ataques, o Leão Dourado ampliou aos oito minutos do segundo tempo, Raylson roubou bola no meio e passou para Zizao, que saiu do banco de reservas e anotou: 3 a 1.

O São Raimundo de Chiquinho Viana pressionou e buscou intensamente a proposta de gol, cedeu outro contra-ataque, que gerou em escanteio. Aos 25, Danyllo Bastos cobrou escanteio e após confusão na área Werick ampliou para 4 a 1.

O Mundão do Operário foi valente, não se entregou, buscou diminuir o placar, mas a noite não foi das melhores, Paulo Meneses perdeu bola para Léo Salgado, que disparou e foi derrubado na grande área, pênalti que ele mesmo cobrou e converteu: 5 a 1. O returno é do Leão Dourado.

Próximo jogo

O São Raimundo vira a chave para Série D do Campeonato Brasileiro, com compromisso marcado para fora de casa, no sábado (7), diante o Porto Velho, no estádio Aluízio Ferreira, na capital rondoniense.

Por João Paulo Oliveira