Esporte

São Raimundo e América-MG se enfrentam pela Copa do Brasil

Único representante de Roraima na competição nacional, o Mundão entrará em campo contra os mineiros sem apoio de seu torcedor nas arquibancadas.

Sem torcida alviazulina. É assim que será a partida que envolve São Raimundo e América-MG pela Copa do Brasil 2019 às 19h30 (hora de Boa Vista) desta quarta-feira, 13. Depois de muito tempo sem a definição do local, a Vila Olímpica Roberto Marinho foi a escolhida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para receber o jogo, porém, o confronto será de portões fechados. 

Sobre essa situação, conversamos com Chiquinho Viana, treinador do Mundão que lamentou tal medida, mas que segundo ele não faltará entrega de sua equipe.

“A torcida ela é o combustível para o atleta, para o clube em todos os sentidos. Sem ela a gente perde esse poder de incendiar o jogo. Ela pode transformar a maioria das atitudes dos jogadores. É uma pena, não adianta mais nem reclamar que chega a ser chato. A gente vem nos preparando pra justamente não ter isso. Nós vamos ter que nos doar, cobrar o máximo um do outro pra que a gente possa tirar de cada um o possível e o impossível porque vamos buscar a cada custo essa classificação. Vamos lutar do início ao fim”, declarou o comandante à reportagem.

“É uma perda significativa para o jogo, irreparável, porque nós precisávamos muito desse combustível. Mas diante de todas as circunstâncias a gente vem apresentando aí as opções que nos temos e que oportunidade como essas não vem todos os dias. Temos que encarar como se for uma grande final, na verdade é o jogo do ano para nós e temos que tá consciente disso e fazer o máximo de cada um”, completou. 

Chiquinho Viana relata decisão dos “Portões Fechados”

O treinador falou da decisão que impede que seu torcedor esteja presente nas arquibancadas do jogo de logo mais. 

“A decisão é que não tem laudos: do CREA, Vigilância Sanitária, dos Bombeiros. O município não providenciou. A CBF exige que os jogos tenham esses laudos para que possa respaldá-la de qualquer coisa que venha acontecer. Aqui em Roraima nós não temos esse histórico de violência entre torcedores, mas aí é a situação estrutural. O poder público não tem interesse, tanto o Municipal quanto o Estadual, então só nos prejudica”, relatou Viana.

Segundo ele, a partida seria um divisor de águas no que diz respeito à obtenção de recursos financeiros para manutenção da equipe ao decorrer do ano.

“Todos os anos é esse impasse, mas estamos reclamando muito, dói, era forma que nós tínhamos de angariar recursos e sonhar ainda mais de passar de fase e ainda mais com recursos de nos manter por um ano inteiro, mas infelizmente não tem interesse da parte pública que só nos prejudica”, concluiu.

São Raimundo precisa vencer para passar de fase 

Equipe fez treino na frente do Canarinho no início do ano como forma de protesto. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Jogando em casa e sem apoio da torcida alviazulina empurrando o time, o Mundão precisa vencer para seguir em frente na disputa nacional. Para o América-MG um empate já classifica o time mineiro. Nesta fase, os clubes mais bem colocados no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) jogam de visitantes com a vantagem do empate.

COPA DO BRASIL- O torneio nacional de futebol em 2019 chega na sua 31ª edição. A competição organizada pela CBF será disputada neste ano na sua totalidade por 91 clubes com previsão de término para o mês de setembro. O Campeão garante vaga na Libertadores de 2020.

VILA OLÍMPICA – A reportagem entrou em contato a Prefeitura Municipal de Boa Vista, responsável pelo local, e levantou o questionamento dos laudos. Até fechamento da matéria não obtivemos nenhuma resposta.