São Raimundo e GAS se reúnem neste sábado, às 18 horas, no estádio Ribeirão, pelo mesmo objetivo: vencer a final do returno do Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20 de 2015. Para o Mundão, a vitória tem peso maior, já que lhe dará o tetracampeonato de base, de forma antecipada, pois venceu o turno inicial.
Para o Leão Dourado, um triunfo representa a vaga na final do Estadual, marcada para o próximo dia 14.
Quem vencer a competição, representará o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017. Para o time alviazulino, será a quinta participação seguida na competição, onde sua melhor campanha foi alcançada em 2014, quando terminou em segundo lugar no grupo M. O GAS, por sua vez, campeão Sub-18 em 2009, foi à Copinha uma vez, em 2011, quando ficou marcadopor levar as duas maiores goleadas daquela edição: 8 a 0 para Red Bull Brasil (SP) e Juventus (SP).
As equipes também colocarão em jogo as estatísticas. No âmbito estadual, o Mundão está invicto há três anos, se for levar em conta a campanha do Roraimense Sub-18 de 2012, quando levou o título e a vaga na Copinha, exatamente em cima do GAS, que, neste sábado, quer surpreender o adversário, depois de chegar à decisão do turno com a segunda melhor campanha do certame deste ano, com cinco vitórias e uma única derrota para o Mundão.
O duelo também é cercado de curiosidades. A maior delas é a escalação do árbitro Yungo Paiva Macedo, que apitou a última rodada do Estadual Sub-18 2012, e a final do primeiro turno do Sub-20 de 2013, que tiveram vitórias apertadas do São Raimundo sobre o GAS.
Pensando no duelo, o São Raimundo, do técnico Beto Vieira, trabalhou a última semana buscando alternativas táticas para usar conforme a mudança da postura adversária. “A gente vai ter que mudar a nossa forma de jogar para surtir efeitos nos contra-ataques. A nossa semana foi muito proveitosa, as baixas só foram por cartões, mas pudemos suprir as necessidades. A parte psicológica também foi muito importante neste trabalho”, disse o treinador.
Entre as maiores mudanças no elenco, está o goleiro Leonay, que dá espaço para o recém-contratado Júnior, enquanto que no meio, Kayo Fernando, que cumpre suspensão depois de levar o segundo cartão amarelo contra o Baré, dá lugar a Hítalo.
No GAS, o técnico Rogério Vieira comandou o treinamento de segunda à quinta-feira, e reservou folga para o elenco nesta sexta. O time terá uma mudança importante para o duelo contra o Mundão.
O atacante Isley não poderá ir a campo porque está a serviço do Exército, e será substituído por Walter. Na lateral-esquerda, Batista continuará no lugar de Negueba, que machucou o tornozelo direito durante o treino antes da semifinal contra o Náutico, e ainda se recupera da lesão.
“Como eu falei para a garotada, fomos a quatro decisões contra o São Raimundo, e sempre eles levaram a melhor. Seguiram com um tabu, e o tabu foi feito para ser quebrado! Está na hora do GAS vencer o São Raimundo! Eles viram que no último jogo tiveram muita influência da arbitragem, assim como nós, nos últimos jogos contra eles. Mas o nosso time é bom, forte, e vamos para ganhar”, declarou Vieira.
FICHA TÉCNICA
SÃO RAIMUNDO X GAS
SÃO RAIMUNDO – Júnior; Izano, Sérgio Vinicius, Kelvyn, Leo; Nilson, Andrey, Luan e Hítalo; Gilson e Caio Souza. Técnico: Beto Vieira.
GAS – Igor; Gabrielzinho, Fernando, Joelson, Batista; Thiago, Nilson Matos, Marquinho, Lucas Sudário; Isley e Reinaldo. Técnico: Rogério Vieira.
ÁRBITRO – Yungo Paiva Macedo.
HORÁRIO – 18 horas.
LOCAL – Estádio Ribeirão.