
São Raimundo e Grêmio empataram por 1 a 1, na noite de quarta-feira (19), no estádio Canarinho, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Com o empate no tempo regulamentar, a vaga foi decidida nas cobranças de pênaltis, onde o Grêmio converteu quatro e o São Raimundo apenas uma.
Primeiro tempo
O Grêmio tomou a iniciativa desde os primeiros minutos, criando boas jogadas pelo lado direito, com o lateral João Pedro e o atacante Cristian Oliveira. Mas, a equipe gaúcha encontrou dificuldades para penetrar na defesa do São Raimundo.
Apesar do domínio do Grêmio, a primeira chance de perigo surgiu para o time da casa. Aos 10 minutos, o lateral-direito Luã recebeu passe na intermediária, avançou até a entrada da área e finalizou cruzado, a bola passou ao lado da trave direita do goleiro Tiago Volpi.
Após o susto, o Grêmio aumentou a pressão, principalmente em lances de escanteios e bolas paradas perto da área do São Raimundo. No entanto, o time gaúcho pouco assustou a meta do goleiro Carlos Henrique.
O time Tricolor ainda sofreu com lesões na primeira etapa. João Pedro e Aravena saíram durante o primeiro tempo devido a problemas musculares.
O primeiro tempo terminou sem gols, com leve superioridade do Grêmio no controle do jogo.
Segundo tempo
Aos 7 minutos, após cobrança de escanteio, a defesa do Grêmio afastou errado e a bola sobrou para Ygor, que finalizou com força, para grande defesa do goleiro Volpi.
O Grêmio respondeu rapidamente com uma boa troca de passes. O meia Monsalve, que havia entrado no segundo tempo, acionou Cristian Oliveira, que ficou cara a cara com Carlos Henrique. O goleiro do São Raimundo, no entanto, fez uma excelente defesa, evitando o gol.
O técnico Chiquinho Viana fez duas substituições aos 18 minutos, colocando Kanté e Juninho nos lugares de Railson e Guilherme, buscando mais ofensividade para o time.
Aos 21 minutos, a mudança surtiu efeito. Ygor lançou Kanté, que ganhou na corrida do zagueiro Ely e ficou frente a frente com o goleiro Volpi. O atacante não desperdiçou a oportunidade e marcou, colocando o São Raimundo na frente.
O Grêmio, apesar da desvantagem, continuou pressionando. O time gaúcho encontrou dificuldades em romper a defesa do São Raimundo, que se mostrou sólido e bem postado defensivamente.
Nos minutos finais, o São Raimundo recuou suas linhas, chamando o Grêmio para seu campo. A pressão do time visitante aumentou, e nos acréscimos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Cristian Oliveira, que finalizou no canto alto, empatando a partida.
O jogo terminou em 1 a 1, e a vaga foi decidida nas cobranças de pênaltis.
Pênaltis
O Grêmio acertou as quatro penalidades, com Braithwaite, Jemerson, Aravena e Volpi. A única cobrança certa do São Raimundo foi executada por Juninho. Luã e Klebinho erraram suas cobranças.
Próxima fase
Com o resultado, o Tricolor vai encarar o vencedor de Barcelona (BA) e Athletic (MG) – equipes que se enfrentam na próxima terça-feira (25).