O São Raimundo-RR foi eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro. O revés por 2 a 1 para o Paragominas-PA foi válido pelo jogo de volta da segunda fase, e ocorreu na tarde deste domingo (19), no estádio Canarinho, em Boa Vista (RR). Como já havia perdido por 1 a 0 fora de casa, no placar agregado, 3 a 1 para os paraenses.
O atacante Tavinho marcou para o time macuxi. O meia Dutra e o zagueiro Douglas balançaram as redes para o Jacaré. Triunfo que garantiu os paraenses nas oitavas de finais diante o Atlético Cearense.
Início fulminante
O Mundão iniciou amassando o adversário em seu campo de defesa. Contra uma equipe que passou a maior parte do primeiro tempo atrás da linha central de campo.
Tavinho levou perigo em duas ocasiões e por pouco não abriu o placar antes do intervalo. Logo aos cinco minutos do primeiro tempo: Carlinhos foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Tavinho, que desviou e a bola raspou na trave. Aos 20, após confusão na área em escanteio, Fininho cruzou e Tavinho mandou de cabeça, mas o zagueiro Wellyson salvou em cima da linha.
Aos 28, Juninho recebeu enfiada de bola de Juca, partiu em velocidade, deixou a zaga para trás e chutou forte, a bola explodiu no peito do goleiro Dida, que saía do gol para fechar o ângulo do atacante. A partir dali uma blitz do Mundão. Fininho ainda construiu jogada e mandou uma bola cruzada e ninguém conseguiu empurrar para rede. Pelo lado de lá, os rivais ainda desciam com Kaikinha, mas Regly pouco trabalhou na etapa inicial.
Festa do Jacaré
Apesar da eliminação, o São Raimundo apresentou maior volume de posse de bola e brigou pelo resultado até o apito final. Logo aos 22 segundos do segundo tempo, o atacante Tavinho roubou a bola do defensor Wellyson e partiu em velocidade, no mano a mano com o goleiro tocou por cobertura e anotou de placa: 1 a 0.
Mesmo à frente do placar, o Mundão procurou o segundo gol nos primeiros 20 minutos de jogo. Os rivais chegaram ao empate em uma descida de contra-ataque. Dutra carregou a bola pelo meio e chutou forte no canto de André Regly: 1 a 1.
O Mundão partiu para o tudo ou nada. Chiquinho Viana colocou Tomaz e Elicley e deu outro ritmo no jogo. Eram bolas alçadas na área contra o oponente fechado no campo de defesa e com até três jogadores dentro da grande área. Em uma jogada individual Fininho mandou um chute por cima do gol. E Belão isolou uma sobra de escanteio.
Aos 40 minutos do segundo tempo, o Paragominas matou o jogo. Michel Silva cobrou falta levantando bola na área e o beque Douglas subiu no terceiro andar e estufou a rede: 2 a 1. A partida ainda ficou quente nos acréscimos com as expulsões de Fernando e Tavinho trocando empurrões.
João Paulo Oliveira, especial para FolhaBV