Na quarta-feira, 15, o São Raimundo levantou o troféu de campeão do Campeonato Roraimense de Futebol Profissional de 2019. Foi a oitava conquista em sua história e quarta de forma consecutiva. O treta veio de virada sobre o Baré por 2 a 1 em duelo realizado no Ribeirão. A Folha relembra agora o caminho que os azuis fizeram até chegar ao tetracampeonato.
Para chegar ao título, o São Raimundo entrou em campo dez vezes, destes, seis pelo primeiro turno da competição, três no returno e a última pela final estadual disputada recentemente conta o colorado.
Time Avassalador!
O primeiro turno foi disputado no formato todos contra todos e apenas os dois melhores passaram para final. O caminho do São Raimundo rumo ao título
Estadual começou com sua super estreia. No primeiro jogo na competição venceu e bem o GAS (Grêmio Atlético Samapaio) com uma goleada por 4 a 0. Em seu segundo compromisso, outra goleada, desta vez diante do Rio Negro pelo placar de 5 a 0.
O time de Chiquinho Viana encarou o Baré e após duro duelo saiu vitorioso com o placar de 1 a 0. A quarta vitória na competição veio e com grande estilo. O Mundão aplicou uma senhora goleada pra cima do Náutico por 7 a 1 e praticamente selou sua ida a decisão. Para fechar sua participação na fase de grupos teve que enfrentar o Atlético Roraima, outro que vinha com campanha similar a dos azuis. No confronto o Mundão venceu por 4 a 1 e chegou na decisão do primeiro turno com toda moral do mundo.
Dono da melhor campanha com 100% de aproveitamento, o Mundão chegou a decisão com 15 pontos. Foram com cinco vitórias em cinco partidas. Os azuis marcaram 21 gols e sofreram apenas 2. Na final voltou a vencer o Roraima, desta vez por 3 a 1 e assim se garantiu na final estadual.
Time alviazulino disputará a Série D e Copa do Brasil em 2020. (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)
Segunda parte irreconhecível!
O returno foi disputado em duas chaves com apenas três clubes em ambas. Se tratando de São Raimundo, se sua campanha no primeiro turno foi uma maravilha, não se pôde dizer o mesmo do segundo. Foram dois empates e eliminação nos pênaltis na semifinal. O primeiro em 0 a 0 contra o Baré, e depois um 2 a 2 com o Rio Negro, em partida que teve que correr atrás do empate. Na semifinal perdeu do GAS nos pênaltis por 5 a 3 após um empate sem gols. O Mundão teve que esperar a decisão do returno para conhecer seu oponente na final Estadual.
Oitavo título e o quarto consecutivo !!
Páginas viradas, os comandados de Chiquinho Viana foram para duelo final. De uma lado o Baré que buscava seu sexto título de Roraimão, que até então já durava 9 anos, o último sendo o último em 2010. A quarta-feira, 15, o Estádio Ribeirão esteve praticamente cheio e viu o Mundão erguer seu tetracampeonato. Os títulos foram conquistados nos anos de 2004, 2005, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019. Em números gerais, foram foram 28 gols feitos e apenas 6 sofridos em toda competição.
Com o título, o São Raimundo irá disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D em 2020. Já o Baré, vice-campeão será Roraima na Copa Verde e o Campeonato da Série D caso exista uma segunda vaga.